Vinte e seis grupos folclóricos foram declarados campeões do 64° Festival Folclórico do Amazonas, promovido pela Prefeitura de Manaus em parceria com o governo do Amazonas, nas nove modalidades da categoria Bronze, nove da categoria Prata e oito do grupo de Acesso. A apuração que iniciou às 14h de sábado, 2/7, finalizou no domingo às 00h47, na sala multiuso do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro, com a presença dos presidentes dos grupos folclóricos e danças.
A solenidade de apuração das notas foi aberta pelo diretor de cultura da Manauscult, Jonathas Ribeiro, seguido pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB/AM), Fernando Simões, e finalizada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira.
“Estamos muito felizes com resultado do festival, por determinação do prefeito David Almeida resgatamos o folclore em nossa cidade, e, por isso, realizamos o 64° Festival Folclórico do Amazonas, que reuniu um público de 100 mil pessoas em 14 dias de evento. Conseguimos concluir de forma satisfatória o reajuste financeiro das danças, reunir diversas secretarias, do estado e do município, para que pudéssemos realizar o festival folclórico com êxito e sucesso” afirmou Alonso Oliveira.
Os envelopes foram abertos, conforme regulamento, contendo as notas dos cinco jurados responsáveis pela avaliação da apresentação dos 72 grupos folclóricos que integraram a programação no período de 12 a 23 de junho, no Centro Cultural Povos da Amazônia, além das 29 danças do grupo de Acesso. Das 72 apresentações previstas das categorias bronze e prata, duas não ocorreram porque não conveniaram com a Manauscult.
Com a apresentação comprometida por causa da chuva, a dança Cabras do Capitão Rufino, amparada pelo Regulamento do Festival Folclórico do Amazonas, não teve suas notas contabilizadas e pelo regulamento a mesma permanece no grupo prata.
Os grupos vencedores da categoria de Acesso sobem para a categoria Bronze, as danças vencedoras da Bronze sobem para a categoria Prata no próximo festival e os campões da categoria Prata sobem para a Ouro, que é realizada pelo governo do Amazonas. Para ser considerado campeão, a exigência era que o grupo tivesse pontuação mínima de 70% dos itens avaliados, segundo o regulamento.
Durante 14 dias, aproximadamente quatro mil brincantes se apresentaram para um público de mais de 100 mil pessoas.
Resultado Final – Acesso, Bronze e Prata
Categoria BRONZE – Primeiros lugares de cada modalidade
- Quadrilha de Duelos: Anjos Bandidos Show
- Quadrilha Cômica: Bagaceiras na Roça
- Quadrilha Tradicional: Coração de São João
- Quadrilha Alternativa: Hit Dance
- Dança internacional: Rancho Luso Brasileiro
- Dança Nacional: Xote da Carolina
- Dança Nordestina: Cangaceiros de Asa Branca
- Ciranda: Império da Compensa
- Tribo: Muras
Categoria PRATA
- Primeiros lugares de cada modalidade
- Quadrilha Tradicional:Manto Azul
- Dança Internacional: Odalic
- Cacetinho: Jurupixuna
- Dança Nordestina: Cangaceiros de Lampeão
- Ciranda: Independente do Coroado
- Tribo: Barés
- Quadrilha Cômica: Garotas da Noite
- Quadrilha de Duelo: Pistoleiros na Roça
- Dança Nacional: Café da Redenção
Grupo de Acesso
- Primeiros lugares de cada modalidade
- Ciranda: Ciranda da Betânia
- Quadrilha Tradicional: Fogueira Ardente
- Dança Alternativa: Tsunami na Roça
- Dança Regional: Simetria Norte
- Quadrilha Cômica: Escolinha na Roça
- Dança Nordestina: Pisada no Sertão
- Cacetinho: Belo Horizonte
- Quadrilha De Duelo: Renascer