2º Encontro Pedagógico terá o tema ‘Transição Escolar e Fases de Desenvolvimento da Leitura e da Escrita’

Foto - Cleomir Santos/ Semed

Com o tema “Transição Escolar e Fases de Desenvolvimento da Leitura e da Escrita”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 26/7, o 2º Encontro Pedagógico da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), pelo canal do YouTube Semed Manaus. O evento foi destinado aos pedagogos e assessores pedagógicos que atendem as unidades de ensino de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da rede municipal de ensino.

O objetivo do evento foi de compreender o Currículo Escolar Municipal (CEM), homologado pela resolução nº 179/2020, pelo Conselho Municipal de Educação (CME), com alguns focos específicos, mas, principalmente, a compreensão do currículo, que é abrangente. Na oportunidade, foram discutidos alguns tópicos como: breve contextualização do documento, fases do desenvolvimento da leitura e da escrita e leitura escolar.

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE) da secretaria, Júnior Mar, participou do evento e ressaltou a importância da temática para os educadores que lidam com a modalidade de ensino em suas escolas.

“Essa transição tem que ser trabalhada de forma técnica com estratégias corretas, para que as crianças tenham a ascensão devida na rede de educação. Tudo que está estabelecido na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é isso que a gestão do prefeito David Almeida preconiza”, disse.

A coordenadora do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da DEF, Karina Medeiros, explicou que foram apresentadas aos educadores as diretrizes da temática, para que todos tenham conhecimento, com o objetivo ainda de atingir os alunos em sala de aula, sendo o público-alvo para uma educação de qualidade.

“A importância desse estudo é justamente compreender o CEM, que foi homologado em 2020, mas ainda está nesse processo de aprendizado de nossos agentes municipais de educação. Nós esperamos ter contado com a participação de todos os pedagogos e assessores pedagógicos da rede. O currículo segue em estudo contínuo, tanto pela divisão de Desenvolvimento de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) quanto pela DEF, que cuida desse acompanhamento desse currículo para os estudantes regularmente matriculados”, completou.

Com total de 42 escolas municipais que atendem pouco mais de 14 mil alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 foi uma das participantes do encontro. Para a assessora de alfabetização Arlene Cavalcante dos Santos, que também participou do primeiro encontro, as informações passadas pela secretaria sobre a modalidade são fundamentais.

“É de grande relevância ter esse apoio da divisão nos orientando da melhor maneira possível. Precisamos conhecer bem para ajudar os pedagogos e professores nas escolas. A DDZ Leste 2 já iniciou um trabalho in loco, para tratar com os professores dentro do espaço das escolas sobre a nova resolução e as fases do desenvolvimento da leitura e escrita”, disse.