Foto: Elienai Emanuel / Semsa

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de saúde com oficina de controle da tuberculose

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a “4ª Oficina de Capacitação para o Fortalecimento das Ações de Controle de Tuberculose”, na tarde desta quinta-feira, 10/11, no auditório da Clínica da Família Professor Carlson Gracie, bairro Cidade Nova, zona Norte.

A programação, coordenada pelo Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, segue até sexta-feira, 11/11, e é direcionada para a capacitação de 35 profissionais que atuam em 17 Unidades de Saúde da zona Norte de Manaus, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento, a programação já foi desenvolvida este ano com profissionais dos Distritos de Saúde (Disas) Leste, Oeste e Sul, com o objetivo de fortalecer a organização dos serviços de saúde para melhorar os indicadores operacionais da tuberculose em Manaus.

“É um trabalho direcionado para profissionais das unidades de saúde que consideramos prioritárias porque, após análise de indicadores, percebemos que havia a necessidade de fortalecer o processo de trabalho. A oficina é uma oportunidade para discutir as dificuldades que estão ocorrendo na ponta do atendimento e promover o compartilhamento das experiências que cada profissional tem na Unidade de Saúde em que atua”, explicou Daniel Sacramento.

A programação vai abordar a “Situação Epidemiológica da Tuberculose em Manaus”; os indicadores de cada unidade de saúde; e discussão de casos clínicos, desde a suspeita da doença até a confirmação do diagnóstico, as consultas médicas, exames que devem ser solicitados, seguimento de tratamento do paciente e intervalo de consultas; e manejo clínico da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que envolve o acompanhamento dos contatos sociais e familiares dos pacientes com tuberculose.

“O resultado desse trabalho de educação permanente tem mostrado retorno positivo, principalmente pelo compartilhamento das experiências que cada Unidade de Saúde tem na rotina de atendimento. Em alguns casos, uma unidade de saúde tem uma experiência positiva na detecção de casos suspeitos e compartilha com o profissional de outra Unidade de Saúde, que se apropria desse conhecimento e coloca em prática no atendimento”, destacou Daniel Sacramento.

Os indicadores operacionais para o controle da tuberculose incluem a proporção de sintomáticos respiratórios examinados, que são pessoas apresentando tosse por duas semanas ou mais; número de pessoas em tratamento para tuberculose com exame de HIV realizado; o número de contatos de pacientes que foram examinados; e a proporção de cura.

Com a finalização da oficina envolvendo profissionais do Disa Norte, a capacitação terá atendido 141 profissionais de saúde do município de Manaus. A médica Sirleide Macêdo, que atua na UBS N-47, disse que essas atividades são essenciais para melhorar a qualidade do atendimento ofertado aos usuários com tuberculose.

“A oficina nos trouxe uma experiência muito gratificante porque a gente consegue aprender ainda mais junto aos colegas que trabalham diretamente com a doença e têm mais experiência sobre o assunto, já que na ponta nós lidamos com todo tipo de situação clínica. Precisamos sempre nos atualizar e estar atentos aos sinais e sintomas que o paciente apresenta para, assim, fortalecer o controle da tuberculose na cidade”, afirmou.

A doença

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada da microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames.

A transmissão ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

Em 2021, o município de Manaus registrou 2.305 casos de tuberculose. Este ano, foram registrados 2.204 casos da doença.