A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou no Diário Oficial do Município (DOM), edição nº 5.578, de quinta-feira, 4/5, a homologação do resultado final e a convocação dos 118 candidatos assistentes voluntários de alfabetização inscritos no Processo Seletivo Simplificado (PSS), para o programa Tempo de Aprender. Os assistentes farão o atendimento aos alunos, do 1º e 2º ano do ensino fundamental 1, com o professor da turma.
Os candidatos devem se apresentar nos dias 10 e 11 deste mês, respectivamente quarta e quinta-feira, nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para a orientação quanto aos procedimentos de lotação.
A coordenadora do programa Tempo de Aprender, Lourdes Lira, alertou sobre o período de apresentação dos candidatos nas devidas divisões distritais das unidades de ensino, onde vão trabalhar.
“Eles precisam ficar atentos para se apresentarem nos dias 10 e 11 de maio, para fazermos as lotações. Os assistentes precisam ter em mente que vão colaborar não somente com o processo de cidadania dessas crianças, mas, sobretudo, com o processo de alfabetização. Eles são o apoio pedagógico direto do professor alfabetizador nas escolas, participando do planejamento, da rotina diária da escola, sendo tão importante para esse acadêmico, que muitas das vezes, está em processo de formação”, explicou.
Todos os candidatos aprovados estarão lotados em 113 unidades de ensino da rede, localizadas nas DDZs Sul, Centro-Sul, Leste 1 e 2, Norte e Oeste. Cada assistente receberá um ressarcimento das despesas de transporte e alimentação em escolas não vulneráveis de R$ 150 por turma e, em escolas vulneráveis, de R$ 300 por turma, sendo ambos com carga semanal de 20 horas.
Programa Tempo de Aprender
A Semed firmou parceria com o programa federal desde 2022, atendendo 261 unidades de ensino de toda rede, que fizeram adesão, beneficiando aproximadamente 44 mil alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental em processo de alfabetização.
A meta é a melhoria da qualidade da alfabetização e literacia numérica dos estudantes, tendo como atividade primordial o apoio no processo pedagógico e nas ações de planejamento com a turma.