Doar sangue salva vidas. No mês da campanha Junho Vermelho, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca a população manauara para doar e participar da programação especial em alusão ao mês.
A programação contará com palestras, blitz educativa, mutirão de emissão de carteirinhas de doador, parceria com empresas da iniciativa privada, escolas e outros estabelecimentos.
No dia 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro fará uma recepção especial pela manhã aos doadores. Durante o dia, outros atrativos como serviço de corte de cabelo, massagem, degustação de produtos e aferição de glicemia serão ofertados por parceiros do Hemoam.
A gerente de Captação de Doadores, Nívia França, destaca a importância da doação de sangue fazer parte da rotina.
“Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e cada pessoa tem uma necessidade, então tem uma validade. Nós precisamos manter o estoque para atender quem precisa de hemácias e plaquetas”, disse.
O José de Sousa, de 62 anos, já é veterano nas doações de sangue. No total, o aposentado já compareceu ao Hemoam 68 vezes. Bem-humorado, ele explica a satisfação de salvar vidas.
“A demanda é para quem realmente necessita. Como a gente não sabe o dia de amanhã, a gente faz o hoje para tentar ver as melhores partes, que são as pessoas que recebem o sangue, em função das suas necessidades”, disse o aposentado.
O Allan Lima, 30, compareceu ao hemocentro para doar pela primeira vez. A partir de agora, ele garante que quer ser um doador de carteirinha no local.
“O sentimento é o de ajudar as pessoas. Daqui para frente é sempre amar o próximo e ajudar outras pessoas”, destacou.
Como doar sangue
Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal.
As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, número 4.397, bairro Chapada.