Sema capacita novos Agentes Ambientais Voluntários na RDS do Uatumã

Foto: Divulgação Sema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) capacitou 23 novos Agentes Ambientais Voluntários (AAV), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada entre os municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga (a 247 e 227 quilômetros de Manaus, respectivamente). O grupo atuará como difusor de ações ambientais na Unidade de Conservação (UC).

A atividade foi realizada na primeira semana de agosto, na comunidade São Francisco do Caribi e contou, também, com a participação de moradores das comunidades de Santa Luzia do Jacarequara, Enseada e Nossa Senhora do Livramento.

Além dos 23 novos agentes, também foram capacitados 8 agentes mirins, jovens com menos de 18 anos, que atuarão no apoio às atividades de Educação Ambiental. “O Programa Agentes Ambientais Voluntários busca aproximar os comunitários da agenda ambiental, tornando-os protagonistas na gestão compartilhada e cuidados com a UC”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.

Durante a capacitação, os moradores aprenderam sobre conceitos básicos da área de meio ambiente, biodiversidade, legislação ambiental, além de métodos para difundir a educação ambiental. Eles também elaboraram um plano de ação, para reunir soluções para um problema específico da comunidade onde moram.

“Os AAV vão dar apoio fundamental para a implementação dos planos elaborados, no qual se comprometem a trabalhar junto com a sua comunidade, para reduzir ou combater o problema identificado. A capacitação visa engajar os moradores da RDS a participarem ativamente da proteção e conservação do local onde vivem”, completou.

Na sexta-feira (11/08), será realizado o credenciamento dos 23 novos agentes, além de outros 14 voluntários capacitados pelo programa, na RDS do Uatumã, no ano passado.

Agentes Ambientais Voluntários

O Programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV) é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) desde 2008, com o objetivo de inspirar atitudes coletivas, o despertar para a cidadania e o respeito ao meio ambiente nas Unidades de Conservação Estaduais e áreas de Acordos de Pesca.

A atividade propõe uma experiência criativa, em que o principal foco é transformar os agentes em educadores ambientais e multiplicadores de informações sobre conservação ambiental e uso correto de recursos naturais. Também envolve prestar auxílio ao poder público em atividades de monitoramento e preservação.

Neste ano, são 181 agentes já capacitados pelo Programa, para atuação em comunidades nos municípios de Barcelos, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Eirunepé, Manicoré, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga.