A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) articulou junto à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) R$ 1 milhão em recursos da União para apoiar projetos do setor produtivo do Amazonas. Esses investimentos contribuirão para o desenvolvimento regional sustentável e a geração de emprego e renda.
No total, foram aprovados cinco projetos, incluindo o apoio ao desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para agricultores, proposto pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e a instalação de uma agroindústria no município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), projeto de autoria do próprio município.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, explicou que, nesta segunda-feira (25/09), foi realizada a reunião com os proponentes, a qual faz parte de uma série de atividades coordenadas pela pasta desde o ano passado.
“Nós acreditamos que os outros projetos também sejam beneficiados, mas, em princípio, nós recebemos investimentos para dois: um para o Inpa e o outro para a prefeitura de São Paulo de Olivença. São recursos que vão dar suporte ao setor produtivo do Amazonas, que merece uma atenção especial, e o governo do Amazonas não tem medido esforços para desenvolver”, declarou Jeibi.
A Sedecti tem trabalhado no fortalecimento dos investimentos em Ciência, Pesquisa, Inovação (CT&I) e na articulação entre as instituições. Em 2022, a pasta apresentou o edital de projetos relacionados ao desenvolvimento da produção do Amazonas e recebeu mais de 42 iniciativas. Agora, vai acompanhar os projetos por meio de visitas técnicas aos locais.
“O encontro de hoje serviu para alinhar os detalhes da gestão e execução dos recursos. A articulação desses recursos teve ponto de partida na Sedecti que elaborou o Edital de chamamento, à mobilização dos atores e a recepção das propostas”, explicou.
Mais de 6 mil famílias beneficiadas
O assessor da prefeitura de São Paulo de Olivença, Waldeney Travassos, declarou que o projeto beneficiará mais de 6 mil famílias e que a matéria-prima a ser utilizada na agroindústria será inicialmente o açaí e o buriti.
“Esse projeto é de suma importância para o desenvolvimento econômico do município e adjacências, como Amaturá e Santo Antônio do Içá, porque a agroindústria vai gerar empregos e renda para as famílias locais. Nós agradecemos ao governador Wilson Lima e à equipe da Sedecti pela iniciativa e pelas tratativas realizadas”, ressaltou.
Estiveram presentes também na reunião de hoje (25/09), o secretário-executivo de administração e finanças da Sedecti, Adriano Monteiro, o Coordenador do Núcleo de Fronteira do Amazonas (NiFFAM), Guilherme Vilagelim e representantes da Sudam, Inpa e Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença.