O Município de Presidente Figueiredo passa a ter, a partir desta segunda-feira, 30/10, sede própria do Ministério Público do Amazonas (MPAM), localizada na Praça Cívica, bairro Morada do Sol. O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, inaugurou o prédio, construído com recursos próprios, que abrigará duas Promotorias de Justiça e que leva o nome da Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle, falecida em fevereiro de 2021. Artistas locais e o coral cênico Vozes das Cachoeiras fizeram parte da solenidade de inauguração.
Segundo o PGJ, as novas instalações representam um marco significativo para a comunidade, pois abrigará duas Promotorias de Justiça, fortalecendo assim a presença e o compromisso do Ministério Público com a justiça e o bem-estar da população local.
“A inauguração desta sede própria é um testemunho do comprometimento contínuo do Ministério Público do Amazonas em servir à sociedade, promovendo a justiça, protegendo os direitos dos cidadãos e garantindo um futuro mais justo para todos os habitantes de Presidente Figueiredo”, disse o Procurador-Geral, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
Na ocasião, a Secretária-Geral do MPAM, Promotora de Justiça Renilce Helen Queiroz Sousa, ressaltou que “esta homenagem perpétua à Doutora, Antonina”, a “Nina”, confirma não apenas os serviços inestimáveis prestados à comunidade e à justiça, mas também sua dedicação incansável aos princípios mais elevados de nossa Instituição”.
Fabiana do Couto Valle Albuquerque, filha da homenageada, também participou do momento e agradeceu a homenagem à mãe. “É uma honra saber que um pouco da história da nossa Nina estará presente junto ao povo daqui, que ao procurar por justiça e ao entrar no Edifício que leva o nome dela certamente se sentirá acolhido e representado pelo Ministério Público da mesma forma digna e honrada que minha mãe trabalhou todos os dias junto a esta nobre Instituição”, declarou a filha da homenageada.
A titular da Promotoria de Justiça de Presidente Figueiredo, Promotora de Justiça Fábia Melo, agradeceu os esforços do MPAM em construir esta sede e declarou porque considera um diferencial ter este prédio para o fortalecimento da democracia e do acesso à Justiça.
“As pessoas precisam saber que o Ministério Público existe neste lugar, precisam saber a quem recorrer. E ter uma sede para funcionar com qualidade, uma Promotoria humanizada fortalece a instituição e o jeito como as pessoas enxergam nosso serviço. Posso dizer que hoje é um marco”, disse a Promotora de Justiça.
Além do Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, a cerimônia de inauguração teve a participação da Promotora de Justiça Fábia Melo, titular da 1ª PJ de Presidente Figueiredo; do Promotor de Justiça e Coordenador do Gaeco, Igor Starling; da Prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes; do Presidente da Câmara de Vereadores do município, Marcos Antônio Nascimento; da juíza da Vara Única da Comarca de Presidente Figueiredo, Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling; do Pároco do Município, Raimundo Nonato de Oliveira; do secretário de governo do município, Carlos Maciel; do Defensor Público-Geral do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz De Paiva; e familiares da Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle.