Iniciando a programação do Mundo Encantado do Natal, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Amazonas Band apresentou na noite desta sexta-feira (01/12), o espetáculo “Transformando pessoas para transformar o mundo”, no Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus.
O Mundo Encantado do Natal irá alcançar comunidades, espaços culturais e instituições sociais do estado. Segundo o titular da pasta de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o objetivo é que toda a população seja contemplada com as ações natalinas.
“É uma noite emocionante com a Amazonas Band no Instituto Transformando Vidas, as famílias prestigiando, todo mundo entusiasmado com a oportunidade de ver essa programação. É mais uma iniciativa do Governo Wilson Lima, descentralizando as ações e chegando nesse local tão especial”, afirmou o secretário.
O maestro da Amazonas Band, Rui Carvalho, destacou que nos 23 anos de atuação, a orquestra já promoveu espetáculos fora do circuito dos espaços culturais do Centro de Manaus, no entanto, pela primeira vez, a estreia da temporada natalina privilegiou uma comunidade.
“Gosto muito deste tipo de ação. Acho que é necessária, é interessante para a secretaria (Cultura) e para a comunidade também, para conhecerem o trabalho que é desenvolvido pelo Governo do Estado, pela secretaria de Cultura”, pontuou o maestro.
Na programação, a Amazonas Band apostou nos clássicos natalinos “Bate o sino” e “Oh happy day”, além de outros gêneros musicais que ganharam os aplausos do público, como os sucessos de Gilberto Gil e de compositores da Música Popular Brasileira. O maestro aproveitou o contato com os jovens da comunidade para divulgar o trabalho do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, onde grande parte dos músicos da Amazonas Band iniciou formação artística.
O professor de música do instituto Transformando Vidas, Luís Logan, faz parte desta safra de profissionais que conheceu o meio artístico por meio do Liceu. Ele recorda que foram cinco anos dedicados às aulas de guitarra com Aldenor Honorado, músico e mestre da escola de artes. “Ver essa orquestra maravilhosa aqui me traz muitas recordações boas, que me levaram e me influenciaram a estudar música, porque eu me vejo ali (Amazonas Band) daqui a alguns anos. É isso que me inspira todos os dias a levantar e ensinar essas crianças a música, a espalhar essa arte que, para mim, é a mais bela que existe”, declarou Logan.
Formação de plateia
O público compareceu ao evento na quadra do Instituto Transformando Vidas, organização não governamental, que recebe apoio do Fundo de Promoção Social (FPS). A instituição atende mais de 140 alunos da rede pública, no período do contraturno escolar, com atividades educativas e artísticas.
Para o fundador e gestor da organização, Paulo Arruda, o concerto da Amazonas Band reforça o trabalho desenvolvido há 11 anos pelo local. “Pela primeira vez estamos sendo agraciados com um evento deste porte. Tentamos trazer a comunidade para que eles possam sentir um evento, que eles não podem estar lá (nos espaços culturais), mas a banda veio até à comunidade”, comemorou o gestor.
Para Lucineida Garcia, 16, aluna de violão e teclado no instituto, a experiência foi única. “É a minha primeira vez, é muito legal ver todos os instrumentos arrumados. Achei muito legal”, revelou encantada.