IMMU fiscaliza o uso de vagas especiais em estacionamento de shopping na zona Leste de Manaus

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou a fiscalização no estacionamento de shoppings center da zona Leste da cidade, nesta segunda-feira, 20/5. O objetivo principal da operação foi de coibir o uso indevido das vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PcD).

O diretor de operações do IMMU, Stanley Ventilari, explicou o objetivo da fiscalização e ressaltou a importância de respeitar as vagas especiais. “É inaceitável que ainda tenhamos que lidar com essa falta de respeito e consciência. As vagas para idosos e PcDs são um direito garantido por lei e é nosso dever assegurar que sejam utilizadas corretamente”, afirmou.

Motoristas que estacionam em vagas especiais sem terem a credencial podem ser autuados com multa no valor de R$ 293,47 e ainda perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados também o laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.

A credencial pode ser adquirida gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes e tem validade de cinco anos.

A iniciativa da prefeitura teve a aprovação dos motoristas que estavam presentes, especialmente daqueles diretamente afetados pela infração. O IMMU anunciou que continuará com as operações de fiscalização em diversos pontos da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover uma mobilidade urbana mais justa e acessível para todos.