Sepror sedia primeira reunião de Adaptação Climática para tratar sobre segurança alimentar no Amazonas

Foto Ruy Nery

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) recebeu nesta terça-feira (25/06) representantes de diversos órgãos governamentais e da iniciativa privada, convidados para a primeira reunião de Adaptação Climática, destinada ao planejamento de ações voltadas para a Garantia da Segurança Alimentar durante o período de estiagem, que está iniciando no Amazonas. O encontro foi coordenado pelo Engenheiro Florestal Laerte Nogueira, da vice-governadoria.

“Reunimos para falar do planejamento estratégico para o enfrentamento da estiagem deste ano e mostramos a antecipação da Sepror quanto às ações que iremos realização para mitigação do problema”, disse o secretário executivo de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Eirie Vinhote.

Ele citou as iniciativas como a elaboração do Pro Irrigação, a destinação de mais recursos por parte do Governo Federal para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a extensão do Programa Garantia Safra a mais municípios que já estão inscritos, além de outras ações que serão concretizadas tão logo sejam demandadas ao longo dos próximos meses.

Participaram da reunião representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), empresa Amazônia Smart Food, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa-Sepror).