“Ainda Estou Aqui” é escolhido como representante do Brasil no Oscar 2025

Cena do filme 'Ainda Estou Aqui'. — Foto: Reprodução

A Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, será o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A decisão foi unânime entre os 24 membros da comissão de seleção, que agora inicia a campanha para que o longa seja lembrado pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. A estreia do filme nos cinemas está marcada para o dia 7 de novembro.

Bárbara Paz, atriz e diretora que preside a Comissão de Seleção, expressou seu entusiasmo pela escolha. Ela ressaltou que o filme, que aborda a memória e a experiência de uma família durante a ditadura militar, possui grandes chances de colocar o Brasil novamente entre os melhores do mundo. “Estou orgulhosa de presidir essa comissão. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, com atuações sublimes das duas Fernandas”, afirmou, referindo-se a Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que estrelam o longa.

“Ainda Estou Aqui” competiu com outros cinco filmes para a seleção, incluindo “Cidade; Campo”, “Levante” e “Motel Destino”. O filme, que venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a trajetória de Eunice, uma mulher que se torna advogada após a morte de seu marido, Rubens Paiva, pela ditadura. A última indicação do Brasil na categoria foi em 1999 com “Central do Brasil”, também de Walter Salles. O Oscar 2025 será realizado em 2 de março, com os pré-selecionados sendo anunciados em 17 de dezembro.