Cidade do Autista contará com atendimentos multidisciplinares e parque neurossensorial

Imagem divulgação

A criação da Cidade do Autista, ou Cidade TEA, foi anunciada pelo prefeito David Almeida (Avante) em um dos programas eleitorais exibidos nesta semana e o projeto foi apresentado às mães atípicas pela secretária de Educação, Dulce Almeida. A obra, que já tem assegurada emendas parlamentares para sair do papel, contará com atendimentos multidisciplinares e parque neurossensorial.

A secretária vê a Cidade TEA como “o próximo grande projeto” da pasta por se tratar de uma construção de um espaço dedicado ao acolhimento e apoio das crianças, jovens e adultos que tenham o espectro autista, com foco na promoção da inclusão.

Na Cidade TEA as famílias contarão com o apoio do ‘tripé’ que sustenta o desenvolvimento e a evolução de crianças autistas, baseado no atendimento nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

“Lá vai ser um ponto onde a família vai poder resolver tudo. Terão consultórios de neurologia, ortopedia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicoterapia, toda uma equipe multidisciplinar, além da farmácia, um auditório, piscina e, ainda, um parque neurossensorial”, elencou Dulce.

Outra novidade que o projeto apresenta é a inclusão de pessoas com idade acima de 14 anos na Cidade TEA, visto que o atendimento não se restringirá à educação. Dulce contou ainda que já há um local e verba para que, ainda no primeiro semestre de 2025, a Prefeitura de Manaus dê início às tratativas para tirar a Cidade TEA do papel.

“Temos emendas garantidas dos deputados [federal] Saullo Vianna (União Brasil) e [estadual] Daniel Almeida (Avante). A Cidade ficará localizada em frente à Semed, ali na [rua] Maceió, onde também já temos a Semsa”, disse. “Garanto que essa cidade vai sair e dará às pessoas o atendimento e acolhimentos que elas precisam e merecem”, completou a secretária.

O deputado Saullo Vianna, um dos principais apoiadores da ‘Onda Laranja’ que tem invadido os quatro cantos de Manaus, destacou que os atendimentos para PcDs foram ampliados na gestão do prefeito David Almeida e que, por isso, há uma real necessidade em dar melhores condições de trabalho aos servidores que abraçam esta causa.

“Fui convidado pela secretária Dulce a conhecer o EAMAAR [Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy] e ali conversei com várias mães e pais, ouvindo deles o sentimento de gratidão pelo que ali recebem por parte da Prefeitura e vi nos profissionais que ali trabalham uma dedicação em oferecer o melhor atendimento. O espaço lá é pequeno para o número da demanda que aumentou muito na gestão do prefeito David Almeida. Então, pude firmar um compromisso com a Dulce para nos unir e conseguir uma emenda parlamentar para construir a Cidade TEA para melhorar as condições de atendimento e ampliar o número de vagas para essa população. E vamos trabalhar isso já no início de 2025, se Deus quiser”, garantiu o parlamentar.