A TAP, companhia aérea portuguesa, confirmou nesta sexta-feira (25) que retomará, em dezembro, as vendas de passagens para voos do Rio Grande do Sul a Portugal. A novidade foi anunciada durante visita do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, aos representantes da empresa em Lisboa, onde também foi destacada a ampliação das operações no Brasil.
Além do retorno das operações no sul do país, a companhia confirmou o primeiro voo direto de Lisboa para Manaus, marcado para 4 de novembro. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, essa é uma iniciativa importante para impulsionar o turismo na região Norte.
“A TAP vai ampliar suas operações para o Norte do Brasil, começando por Manaus, dada a importância do turismo para essa região”, afirmou.
O CEO da TAP, Luís Rodrigues, celebrou a novidade e declarou que estará presente no voo inaugural para Manaus.
“Espero reencontrar meus amigos na cidade e fortalecer ainda mais essa nova rota”, disse. Ele também ressaltou o sucesso das rotas para Florianópolis, lançadas em setembro, destacando o potencial de crescimento das operações entre Brasil e Europa.
Rodrigues garantiu que, mesmo com a retomada dos voos para o Rio Grande do Sul, as operações para Florianópolis serão mantidas.
“Nosso objetivo é expandir ainda mais a presença da TAP no Brasil ao longo de 2025, trazendo boas notícias e novas rotas para nossos passageiros”, afirmou.
Atualmente, a TAP opera entre 84 e 95 voos semanais entre Brasil e Portugal, com uma média de 220.688 passageiros mensais em 2024. O número representa um crescimento em relação a 2023, com um recorde de 244.074 passageiros registrado em julho deste ano, consolidando o Brasil como um mercado estratégico para a companhia.