Na manhã desta quinta-feira (31/10), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) encerrou o Outubro Rosa com um registro singelo, mas de valor significativo. Com um grande número de membros, servidores, colaboradores e estagiários trajados de rosa, o parquet deixou a mensagem de que a saúde da mulher é algo que deve estar em pauta o ano inteiro.
“Neste dia 31 de outubro, decidimos reunir o time que move as engrenagens do Ministério Público para celebrarmos juntos este mês dedicado à saúde da mulher. Não é porque é 31 de outubro que essa preocupação se encerra aqui, trata-se de algo que devemos priorizar todos os dias”, afirmou a procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Albuquerque.
Da mesma forma, a equipe do anexo Paraíba do MPAM posou na área frontal do prédio, por ocasião da campanha. A fotografia, com os colaboradores vestidos com roupas e acessórios de cor rosa, foi feita na última semana.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa é dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, bem como a saúde integral das mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele.
Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.