Roraima recebe equipamentos e insumos doados pelo UNFPA

Equipamentos doados para o CTA
Equipamentos doados para o CTA. Imagem: Divulação

O Governo de Roraima recebeu nesta quinta-feira, 1º, equipamentos e insumos doados pelo UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e pelo Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids). As doações foram destinadas ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Roraima, órgão responsável pela testagem de infeções sexualmente transmissíveis.

Entre os equipamentos laboratoriais, foram entregues um microscópio, uma centrífuga, um agitador orbital, um banho maria para laboratório, analisador bioquímico, homogeneizador e placa de kline.

Em audiência no dia 19 de agosto, o governador Antonio Denarium e o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, formalizaram com o escritório local do UNFPA o documento que garantiu a doação dos insumos e equipamentos para o Estado, além de apoio e orientação técnicos com outras secretarias de Governo. Os objetos já estavam sendo aguardados e foram recebidos pelo próprio secretário, que parabenizou o UNFPA pela agilidade na aquisição.

“A parceria com o UNFPA é fundamental para a sociedade de Roraima. Assinamos um protocolo outro dia e nós já estamos colhendo os frutos hoje. Sabemos da burocracia do serviço público, das questões burocráticas das aquisições internacionais, mas o UNFPA demonstra ser uma instituição com agilidade, que na minha história de gestor nunca vi”, destacou Marcelo.

O chefe de escritório em Roraima, Igo Martini, explicou que com os novos equipamentos o CTA terá mais agilidade no diagnóstico de confirmação para às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como a sífilis.

“A partir de escutas com equipes técnicas da Sesau, verificou-se a necessidade de compra desses equipamentos para o CTA. Acredito que os novos equipamentos darão mais agilidade e qualidade aos serviços. Então, considerando que a Sesau tem uma equipe extremamente qualificada, com uma trajetória de bastante tempo com esse tema, os equipamentos vieram somar à qualificação que já existe”, declarou Martini.

Mais doações

Igo Martini salientou ainda que o escritório está aguardando outra carga, que chegará em breve ao Estado.

“Nós vamos receber nos próximos dias outra carga que está vindo de Copenhague, capital da Dinamarca. Estamos apenas esperando algumas liberações da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para chegar ao Estado. Essa carga virá com uma quantidade ainda maior de equipamentos”, complementou.