Pessoas de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante contra a Covid-19, há pelo menos seis meses, podem procurar, a partir das 9h desta sexta-feira, 17/9, um dos 47 pontos de vacinação para tomar a dose de reforço.
A terceira dose começou a ser utilizada na campanha municipal de imunização nesta quarta-feira, 15/9, quando a Prefeitura de Manaus iniciou a vacinação dos idosos que vivem em instituições de longa permanência.
Para os idosos da população geral, com 70 anos ou mais, a recomendação é de que procurem o ponto de atendimento mais próximo, levando documento original com foto, CPF e a carteira de vacinação com o registro das doses anteriores.
Nos 13 pontos de grande fluxo, incluindo escolas da rede estadual e os tradicionais sambódromo, Clube do Trabalhador do Sesi, Studio 5, Parque do Idoso, shopping Phelippe Daou e Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, o horário de funcionamento será das 9h às 19h, na sexta-feira, e das 9h às 18 horas, no sábado, 18/9. Já nas 34 unidades de saúde da rede municipal, nos dois dias, o atendimento será das 9h às 16h. A relação completa dos locais e horários de funcionamento está disponível no site da Semsa e pode ser acessada pelo link https://bit.ly/38LqteB.
Além dos idosos, os pontos de vacinação continuam a atender a população que ainda está em busca da primeira dose e os que irão receber a segunda dose. Todos estarão abastecidos com os diferentes tipos de vacina.
“Estamos com horário estendido nos grandes pontos e contamos com o apoio do Governo do Amazonas, que também disponibilizou locais de atendimento para receber esse novo público e os demais, com o cuidado necessário”, observa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, recomendando que as famílias se mobilizem para garantir ao idoso o acesso à terceira dose, especialmente os que precisam de ajuda para se deslocar.
“O prefeito David Almeida tem nos orientado e apoiado para que o município avance na vacinação, e o início desta nova etapa representa mais uma conquista para Manaus, que realiza uma das campanhas mais eficientes do país”, destaca a secretária.
Critérios
Shádia informa que terão acesso à terceira dose todos os que receberam, há seis meses ou mais, a segunda dose de qualquer um dos imunizantes utilizados para esse público (CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca) e que a dose de reforço será feita com a Pfizer, conforme recomendação da Nota Técnica 27/2021 (Secovid/Gab), do Ministério da Saúde. A secretária reforça a orientação de que o idoso aguarde a sua vez, caso ainda não atenda aos dois critérios exigidos: idade e intervalo de tempo após a segunda dose.
O público de 70 anos ou mais que já completou o esquema vacinal é de 68,8 mil pessoas. A vacinação dos idosos teve início em Manaus no dia 29 de janeiro, para os de 80 anos ou mais, e no dia 5 de fevereiro para os de 70 anos ou mais. Considerando que a vacina utilizada para este público foi a CoronaVac, que tem intervalo entre doses de 28 dias, todos os que se vacinaram no período certo já têm mais de seis meses desde a segunda dose.
Dados da Semsa mostram que o maior grupo de idosos vacinados com as duas doses em Manaus está concentrado na faixa de 70 a 74 anos (30.691 pessoas); depois, vêm os de 75 a 79 (18.180 idosos) e os de 80 a 84 (11.127 pessoas); os da faixa etária de 90 a 94 anos chegam a 2.371 pessoas, os de 95 a 99 anos somam 678 pessoas, e 197 pessoas de 100 anos ou mais já estão com o esquema vacinal completo.
Os acamados, assim como os idosos das instituições de longa permanência, receberão as equipes de vacinação em seus locais de moradia. Como essa população já tem cadastro, basta aguardar o contato das equipes da Semsa para o agendamento.
Com informações de Andréa Arruda