O Governo do Amazonas recebeu mais 133.050 doses de vacinas contra a Covid-19. As remessas de imunizantes dos tipos Pfizer/BioNtech e AstraZeneca/Fiocruz foram desembarcadas na capital na sexta-feira (1°/10) e neste sábado (02/10), enviadas pelo Ministério da Saúde.
O primeiro carregamento chegou a Manaus na sexta-feira (1º/10), às 13h50, com 39.450 imunizantes do tipo AstraZeneca. O segundo foi desembarcado neste sábado (02/10), às 15h30, com 93.600 doses do tipo Pfizer. Os dois lotes desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e darão continuidade à campanha Vacina Amazonas.
Escoltados pela Polícia Federal, o lote das vacinas AstraZeneca foi encaminhado para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); enquanto o lote das vacinas da Pfizer foi transportado para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico, com temperaturas a -86 °C.
Pfizer – A vacina Pfizer vem sendo o imunizante aplicado como terceira dose no mutirão Vacina Amazonas, na sexta-feira (1º/10) e sábado (02/10), garantindo o reforço vacinal contra a Covid-19, independentemente de qual vacina foi utilizada em doses anteriores. Profissionais da saúde afirmam que o tipo é totalmente seguro e recomendado para os grupos selecionados, no caso os profissionais de saúde a partir de 40 anos, idosos acima de 60 anos e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais.