A ação conjunta conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Leste de Roraima e a Organização Não Governamental Expedicionários da Saúde. O atendimento prossegue até o dia 23 de abril.
Através dos Expedicionários da Saúde, estão sendo ofertadas as especialidades de urologia, ginecologia, clínico geral e odontologia, com o objetivo levar assistência da atenção especializada para populações indígenas que vivem em áreas remotas.
A Secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou a importância dessa parceria com o Ministério da Saúde e o DSEI Leste de Roraima.
“A Secretaria de Saúde disponibilizou ambulância, equipe de apoio e logística para a ação, para que assim possamos atender esses indígenas que tanto necessitam do atendimento médico especializado”, explicou.
Segundo o coordenador do DSEI Leste, Márcio Cavalcante, estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, catarata, cisto sebáceo, entre outras especialidades.
“Essas cirurgias estão sendo realizadas durante todo o dia, em seis salas de cirurgia, com uma média de 65 por dia, durante nove dias, para atender toda a demanda”, pontuou o coordenador.
Devem visitar a ação na próxima terça-feira, dia 19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o titular da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), Reginaldo Ramos Machado.