Os 189 aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), promovido pelo Governo do Amazonas, participaram da aula inaugural do curso de formação. O objetivo foi dar boas-vindas aos alunos que irão integrar os cargos de servidores nos cargos de Agente de Trânsito, Examinador de Trânsito, Perito de Acidente de Trânsito e Vistoriador de Veículos. O evento foi realizado no Centro Universitário do Norte (Uninorte), unidade 6, avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, zona sul.
Entre as autoridades presentes, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, falou sobre o primeiro concurso público homologado do órgão estadual de trânsito e a importância de fortalecer a autarquia.
“Havia um déficit nas forças de Segurança Pública. A Polícia Militar não tinha concurso há 12 anos, a Polícia Civil não tinha concurso há 10 anos e, no Departamento de Trânsito, desde a sua fundação. Então, a Segurança Pública do Amazonas passa por um momento de fortalecimento”, destacou.
Os novos reforços integrarão a Segurança do Amazonas. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, a expectativa é poder contar, em breve, com os futuros servidores.
“Nós sabemos que o Detran possui um vínculo com a Secretaria de Segurança Pública. A gente deseja sucesso. O curso é classificatório e eliminatório. Os novos alunos terão que se esforçar, se dedicar para que, aí sim, sejam nomeados”, disse o secretário.
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, foi o responsável por ministrar a aula inaugural. Ele destacou que o processo de boas-vindas é importante para os alunos se ambientarem às normas do órgão estadual.
“A aula inaugural tem mais essa função: dar boas-vindas, explicar para eles a história da instituição, de que forma e que metodologia será adotada no curso de formação. No geral, dar traços e linhas iniciais de como funciona a administração pública”, ressaltou.
Um dos aprovados, Renilton Lima, atualmente, trabalha como agente de trânsito, mas disputou a vaga de examinador de trânsito. Empolgado com a aula inaugural, ele detalhou como foi a preparação de estudos para essa primeira fase.
“Para que eu pudesse estudar, eu complementei com matérias específicas, como Português e Matemática, porque o concurso ia pedir. A parte de Legislação de Trânsito, usei o conhecimento do meu dia a dia, da minha profissão”, explicou.
As aulas presenciais acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h, e serão realizadas no Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (Iesp), localizado no bloco “E”, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), situada na avenida Governador Danilo de Moraes Areosa, 381, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
A frequência no curso de formação será de 100% da carga horária prevista para os cargos, ressalvadas as faltas justificadas mediante documento comprobatório, que não poderá exceder a 10% da carga horária prevista para o curso.
Auxílio financeiro
O candidato devidamente matriculado no curso de formação terá direito a título de auxílio financeiro, à retribuição equivalente a 50% do vencimento básico do padrão inicial da 3ª classe da carreira, a que estiverem concorrendo.
O auxílio financeiro será disponibilizado desde o início do curso de formação até o seu final ou eliminação do candidato. O candidato desligado do curso, por falta disciplinar, será obrigado a devolver aos cofres públicos os valores da ajuda de custo percebidos até a data do desligamento.
Carga horária
O curso de Agente de Trânsito terá 160 horas de aula e mais 40 horas de prática supervisionada. O de Examinador de Trânsito terá 164 horas de aula, porém serão 44 horas de prática. Para Vistoriador de Veículo, serão 32 horas de aula e 8 horas de prática supervisionada e para formação em Perícia em Acidente de Trânsito, serão 120 horas de aula somente, sem prática supervisionada.