No último dia 20 de abril, a segunda turma do projeto Moto Academy completou um mês de capacitação dos recursos humanos da região em tecnologia Android, uma das mais populares do mundo e presente em produtos de última geração das principais empresas globais. A iniciativa de capacitação e desenvolvimento profissional é realizada pelo Instituto Eldorado, em parceria com a Motorola, e é destinada a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que já atuam no mercado.
Em um cenário em que a demanda por profissionais de tecnologia tem aumentado de forma expressiva, a qualificação amplia as chances de inserção em empresas e demais instituições que tenham a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação como foco central de suas atividades. Assim, o Moto Academy possibilita justamente a formação de pessoas com conhecimentos técnicos avançados e estratégicos para o setor.
Para o diretor executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Murilo Monteiro, a capacitação permite que o futuro profissional, ou mesmo quem já esteja atuando na área, tenha um diferencial para alavancar sua carreira.
“O mercado tecnológico, e falo inclusive do Amazonas, tem apresentado um crescimento em níveis que nos motivam. No estado, temos um ecossistema consolidado e ávido por profissionais qualificados. Também percebemos que é crescente o interesse dos jovens em atuar no segmento de inovação e, neste sentido, vemos cada vez mais projetos inovadores dos profissionais do setor”, destaca.
A qualificação tem carga horária de 180 horas, divididas em 100 horas de aulas com conteúdos técnicos e atividades de laboratório, além de 80 horas de atividades práticas, criando as condições ideais para que os 20 participantes que formam a atual turma do Moto Academy possam ter o conhecimento adequado às rotinas profissionais do mercado.
“A vantagem do Moto Academy é que conseguimos passar um conteúdo altamente técnico e adequado à realidade, de forma que os alunos tenham a experiência de estudar em um ambiente repleto de inovação e desafios, que representa o contexto das grandes empresas e institutos de tecnologia de todo o mundo”, afirma Péricles Balderrama, coordenador do projeto.
Tecnologia fundamental
A capacitação em Android tem sido um dos grandes diferenciais para os profissionais do mercado atual do ecossistema de inovação mundo afora. Isso porque a tecnologia se tornou uma das mais utilizadas em smartphones, televisores de última geração e notebooks, dentre outros.
Fomentar iniciativas de capacitação, colaborar para que sejam implementadas melhorias em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação e difundir os benefícios que o Polo Digital de Manaus promove para toda a região são metas desafiadoras da APDM.
“Sabemos que para alcançarmos os objetivos esperados, precisamos contar com o apoio de todos os atores do ecossistema de inovação. E essa iniciativa do Instituto Eldorado e da Motorola demonstram como o trabalho conjunto pode gerar retorno social de extrema relevância para quem mais precisa”, finaliza o diretor executivo da entidade.