Após receber informações dos clientes de que pessoas estão utilizando o Acesso Fácil da Amazonas Energia para aplicar golpes à população, a concessionária de energia elétrica desativou temporariamente a função do site e aplicativo, visando a segurança dos consumidores.
Uma nova modalidade de golpe surgiu em dezembro de 2022: um número de telefone entra em contato via WhatsApp com clientes, identificando-se como número da Amazonas Energia e solicita informações como nome, CPF e unidade consumidora. Ao receber estas informações, os golpistas buscavam o Acesso Fácil para consultar informações e enviar boletos falsos para supostos pagamentos de conta de energia.
Assim, identificada a situação e a forma de acesso pelos golpistas, a Amazonas Energia suspendeu o uso do Acesso Fácil às faturas de energia, permanecendo inalterado o serviço de consulta por cadastro completo, com login e senha, tanto no site quanto no aplicativo.
A concessionária também alerta a seus clientes sobre a importância de jamais compartilhar dados pessoais em conversas telefônicas que não sejam realizadas pelos canais oficiais da empresa. Caso haja dúvidas sobre a veracidade do contato, a verificação pode ser realidade pelo Call Center da Amazonas Energia, no número 0800 701 3001.
Por fim, a companhia orienta a seus clientes que, caso sejam vítimas deste golpe, registrem um boletim de ocorrência junto ao site da polícia civil e busquem o atendimento da Amazonas Energia, pois todas estas reclamações estão sendo enviadas à Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, para investigação.