Ações da Ouvidoria do TCE-AM ensinam estudantes a fiscalizar uso de recursos públicos

Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM)
Foto: Dicom TCE-AM

Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) esteve em mais quatro municípios do interior do Estado. Ao todo, foram orientados 4.573 alunos, que aprenderam sobre o uso de recursos públicos e o destino do dinheiro arrecadado com impostos.

A ação é parte dos Programas Ouvidoria + Presente e Ouvidoria Estudantil, que nesta semana atendeu os municípios de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Itacoatiara e Silves.

Ao todo, os projetos da ouvidoria já alcançaram 16 municípios só este ano. Nesta semana, as equipes estão se deslocando para atender os municípios de Manacapuru, Caapiranga e Novo Airão.

De acordo com o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, a Ouvidoria já percorreu 52 escolas este ano, promovendo palestras e ações que visam despertar nos jovens o senso de fiscalização da administração pública.

“O zelo pelo uso dos recursos públicos agora é algo que se aprende nas escolas do Amazonas graças a esses programas. Esses jovens, além de multiplicadores de conhecimento, agora ficarão atentos ao que acontece com os impostos que pagamos e onde estão sendo utilizados esses recursos”, afirmou o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, destacou o apoio oferecido à Ouvidoria, e o trabalho satisfatório que vem sendo feito.

“Sempre olho com muito carinho pela Ouvidoria, já que estive lá recentemente. É uma área de importância fundamental ao serviço do TCE-AM, e ver o bom trabalho que vem sendo feito é de grande alegria. O cidadão pode ter a certeza de que o Tribunal de Contas está presente para o que for preciso”, destacou o presidente da Corte, conselheiro Érico Desterro.

Ainda de acordo com o conselheiro Josué Cláudio, o objetivo não é criar fiscais do futuro, mas despertar nos alunos a consciência cidadã e o interesse de participar da criação de políticas públicas que atendam o coletivo.