Engenheiros da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) acompanharam, na manhã desta quarta-feira, 27/4, as ações iniciais de manutenção e de melhorias do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Centro, Praça 14 e Cachoeirinha, na zona Sul. Os trabalhos foram realizados pela empresa Águas de Manaus e fiscalizados pela Ageman.
As localidades atendidas compreendem as áreas do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim I). O sistema foi repassado pelo governo do Estado para a Prefeitura de Manaus e vem sendo mantido pela concessionária de água e esgoto.
Entre as ações realizadas nos últimos meses no sistema de coleta e tratamento de esgoto, estão a desobstrução dos poços de visita e substituição das tampas dos poços, limpeza da rede, novas ligações de esgoto, cadastro dos bens que integram o sistema, entre outras atividades, que são essenciais para o bom funcionamento do serviço de coleta e tratamento dos resíduos.
“O trabalho da Ageman quando ela sai às ruas e faz a fiscalização dessas ações é a garantia que o usuário e o poder concedente têm de que a concessionária está efetivamente cumprindo o contrato de concessão com os investimentos e todos os demais serviços referentes ao saneamento, nesse caso, o esgotamento sanitário”, explicou a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares.
Para o diretor-executivo da empresa Águas de Manaus, Diego Dal Magro, a apresentação dos resultados das ações realizadas na estrutura que compõe o sistema Prosamim I para a agência reguladora municipal, representa a segurança para novos investimentos, o compromisso da concessionária em assegurar a efetividade dos serviços de esgotamento sanitário para a população, contribuindo com a saúde preventiva e a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
“Manaus está dando passos importantes na oferta de esgotamento sanitário e nessa região do Prosamim onde houve um investimento e precisa haver a sequência desse trabalho, todas essas ações são necessárias, para que esse sistema esteja com toda a sua etapa de funcionamento completa, fazendo a diferença no avanço dos benefícios que o esgoto traz para a população”, afirmou Dal Magro.