Amazonas Energia fará retirada de equipamentos obsoletos dos postes no Centro da Capital

Foto: Amazonas Energia

Região do Centro de Manaus receberá mutirão de retirada de fios e equipamentos de telecomunicação em desuso com início no dia 02/01/2023. A Amazonas Energia recebeu solicitação da Câmara Municipal de Manaus e da Associação Comercial do Amazonas (ACA) para que realize mutirão com a empresas de telecomunicação de retirada de equipamentos em situação de desuso e/ou clandestinos. O plano de ação já havia sido criado, com o mapeamento das Zonas críticas da cidade.

Na semana dos dias 26 a 30 de dezembro de 2022, as equipes estiveram no local para o levantamento das empresas que estão na região. Empresas regulares, que possuem contrato com a concessionária de compartilhamento de estruturas de telefonia, há uma média de 24 empresas atuando no Centro da cidade. O trabalho será de fiscalização das empresas, retirada de empresas clandestinas e equipamentos em desuso, para melhorar mitigar a poluição visual e evitar acidentes.

O trabalho será no modelo executado no Conjunto Vieiralves, o qual a Amazonas Energia retirou mais 02 toneladas de fios e equipamentos em desuso, clandestinos e abandonados na rede, gerado impacto visual, social e financeiro para os pedestres, lojistas e moradores do bairro.

O mutirão no Centro vai iniciar dia 02 de janeiro, às 8h e será dividido em blocos, tendo o primeiro bloco início na Av. Eduardo Ribeiro, na esquina com a Av. Sete de Setembro, seguindo para as ruas Barroso, Joaquim Sarmento, Henrique Martins, Saldanha Marinho, 24 de maio, José Clemente, 10 de julho, Monsenhor Coutinho até a Ramos Ferreira na praça do IEA. Ressaltamos que as empresas de telecomunicações que atuam na região já foram notificadas e a adesão promete ser superior ao estimado.

A medida em que o plano for avançando, outras áreas adjacentes também serão beneficiadas pela operação “céu limpo”, que promete repetir ou até mesmo superar os resultados obtidos no Conjunto Vieiralves. O projeto de compartilhamento de infraestruturas está sob a gestão do colaborador Lúcio Oliveira, Akim dias e Igor Pedroso, responsável pelas equipes de campo. O Projeto que iniciou em agosto de 2022, tem se mostrado promissor quantos as metas já alcançadas.