Antonio Denarium anunciou regularização fundiária do Projeto de Desenvolvimento Sabiá.

Denarium
Encontro sobre a regularização fundiária do Projeto de Desenvolvimento Sabiá. Foto: Ederson Brito

Projeto de Desenvolvimento Sustentável Sabiá, são 300 famílias da agricultura familiar que fazem parte na cidade de São João da Baliza. Estas famílias vão realizar em breve o sonho de serem donas de fato e direito das terras de onde tiram o sustento. Em uma reunião com a associação de produtores da região, vereadores e a prefeita do município, Luiza Maura, o governador Antonio Denarium anunciou que o Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) vai iniciar os trabalhos para a regularização fundiária da localidade.

Esta ação faz parte do Aqui Tem Dono, o maior programa de regularização fundiária da história de Roraima, idealizado pelo Governo do Estado.

“Já ordenei que o Iteraima inicie os trabalhos na região. É um compromisso do Governo do Estado fazer o levantamento de toda a área, averiguar a documentação e trabalhar na emissão do título definitivo”, afirmou o governador Antonio Denarium.

O presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro, explicou que com a transferência de terras da União para Roraima, a área do Projeto Sabiá não foi destacada.

“Esss terras não ficaram nem para o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e nem para a União e acabou vindo para o Estado. Vamos fazer um levantamento daquela ocupação para começar essa regularização, trazendo essas famílias para a regularidade, tanto fundiária como ambiental”, detalhou.

Para a prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura, a parceria com o Governo é fundamental para o desenvolvimento da região.

“O Governo é nosso parceiro desde o início da gestão. Além da regularização fundiária, também trabalha na melhoria das condições de estradas e vicinais. É uma parceria que vem dando muito certo e que tem nos ajudado a colher bons frutos”, declarou.

O presidente da Associação dos Produtores do Projeto Sabiá, Agostinho Oliveira, afirmou que as famílias que residem no local aguardam há 17 anos por esse momento.

“É muito importante o que está sendo feito, pois passamos muito tempo sem o amparo do poder público. Mas nesta gestão temos observado que as coisas são diferentes. Nós já temos essa garantia de que vamos ter a nossa terra regularizada”, agradeceu.

O presidente da Câmara de Vereadores de São João da Baliza, Antônio Maia, ressaltou que a harmonia entre o Governo e a Prefeitura é fundamental para o desenvolvimento no município.

“O Governo do Estado com toda a sua equipe está dando total apoio e prioridade para o atendimento dos produtores do município de Baliza. Quem sai ganhando é a população, são os produtores de Roraima”, declarou.