Antonio Denarium empossa quatro gestores da administração direta e indireta

Antonio Denarium
Posse dos novos secretários estaduais | Foto: SECOM

Política/RR – Novos secretários estaduais do primeiro escalão, titulares e adjuntos, tomaram posse na tarde desta sexta-feira, dia 05. O termo de posse dos gestores foi assinado pelo governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, sede oficial do Governo.

Assumiram as pastas da Casa Civil, Sesau (Secretaria de Saúde), Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), SEI (Secretaria do Índio) e Iper (Instituto de Previdência Social).

Na cerimônia, Denarium declarou que os novos integrantes do Governo farão os ajustes necessários para colocar Roraima no caminho do desenvolvimento.

“Os novos secretário iremos trabalhar e fazer o possível para melhorar desenvolver o Estado de Roraima. O sucesso dos secretários será o sucesso da população”, declarou.

Ele destacou que com as novas posses, o Governo irá avançar em todos os setores.

“A união política e união mútua entre o Executivo, Legislativo e o Judiciário faremos uma gestão compartilhada com o Legislativo para que os objetivos da população sejam amplamente atendidos”, enfatizou.

Na Casa Civil do Governo quem assumiu como titular foi o Francisco dos Santos Sampaio, o deputado Soldado Sampaio. Como adjunto assumiu o procurador do Estado, Ernani Batista dos Santos Júnior. “A meta nessa nova caminhada é ajudar ao Governo a construir um novo pacto para desenvolvimento do Estado”, adiantou Sampaio.

“Vivemos um novo momento entre os Poderes. Então vamos assessorar o governador e construir relações políticas. Esse será nosso papel de articulação e assessoramento”, destacou o novo titular da Casa Civil.

Na Seplan assumiu Diego Alves Prandino, que atuava na pasta como adjunto desde o início deste Governo. Ao seu lado, como adjunto, assumiu economista efetivo da Seplan, Fábio Rodrigues Martinez.

Na administração da Secretaria do Índio, como titular assumiu Marcelo da Silva Pereira, que também possui vasta experiência na carreira como servidor público. Para atuar na Pasta como adjunto ao lado de Marcelo, assumiu Rodrigo Mota de Macedo, empresário e foi prefeito no município de Amajari entre os anos de 2009 e 2012.

No Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima), Adriana Padilha assumiu a função de presidente. Antes ela atuava como vice-presidente do Instituto. Ela não compareceu à cerimônia por estar cumprindo quarentena em razão da COVID-19. Como vice-presidente assumiu Rafael David Aires Alencar.

Marcelo Lopes assume Sesau com o desafio de reorganizar a Saúde

Na Sesau (Secretaria de Saúde) Marcelo de Lima Lopes entra como titular da Pasta. O novo secretário mora há mais de 20 anos em Roraima, e já atuou em vários cargos públicos no estadual e municipal.

O especialista em gestão pública Marcelo Lopes assume a gestão da Sesau com o desafio de reorganizar o modelo de gestão tanto para o atendimento aos pacientes com COVID-19 quanto para dar dignidades na assistência a pessoas com outras patologias.

Ele já foi secretário municipal de Saúde, superintendente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), vereador em Boa Vista e secretário de Relações Institucionais no Governo do Estado. Além da experiência, ele traz consigo o reforço do médico infectologista Alexandre Salomão como secretário adjunto.

As prioridades mais emergentes são o funcionamento do Hospital de Campanha, regularização de contratos, começando pelos firmados no período de calamidade pública, e a reorganização do sistema de saúde, como a estruturação do HGR (Hospital Geral de Roraima) e a reabertura da Clínica Especializada Coronel Mota. A ideia é conciliar o atendimento aos pacientes com COVID-19, mas dar continuidade ao atendimento de outras patologias, evitando assim a sobrecarga no serviço de emergência. Também está no topo da lista de prioridades melhoria na remuneração e condições de trabalho aos profissionais de Saúde.

Hospital de Campanha: “Vamos dividir a responsabilidade”, declara novo secretário de Saúde

No discurso de posse, Marcelo Lopes declarou que a gestão da APC (Área de Proteção e Cuidado), o Hospital de Campanha, terá as responsabilidades divididas entre o Governo, Exército e Prefeitura de Boa Vista.

“Nós vamos inaugurar sim o Hospital de Campanha junto com o Exército Brasileiro nos próximos dias. Serão no início 80 leitos, em seguida 174, e depois mais 264, e por fim mais 264. E o governo do Estado estará presente em todos os 700 leitos do Hospital de Campanha comandado brilhantemente o Exército Brasileiro”, afirmou.

O novo secretário pretende modernizar o modelo de atendimento prestado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), classificado por ele como antigo e ineficiente. Ele relembrou que quando assumiu a Secretaria Municipal de Boa Vista, em 2013, encontrou um cenário “de terra arrasada” e que em pouco mais de dois anos, desenvolveu um choque de gestão.

CONHEÇA OS NOVOS MEMBROS

CASA CIVIL

TITULAR – SOLDADO SAMPAIO

Ex-Policial Militar, o deputado estadual Francisco dos Santos Sampaio foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo, com 4.678 votos. É casado, nascido em Pedreiras, no Maranhão, formado em Ciências Contábeis. Em 2018, foi escolhido como relator do Orçamento em meio à crise econômica instalada em Roraima.

Como deputado, de 2015 a 2018, compôs as comissões de: Administração, Serviços Públicos e Previdência; de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário; de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa; de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle; e de Políticas Indigenistas.

ADJUNTO – ERNANI BATISTA DOS SANTOS JÚNIOR

Natural do Rio de Janeiro, formado em Direito em 2005. Após a faculdade, fez extensão acadêmica na Escola Superior do Ministério Público do Rio de Janeiro (FEMPERJ); Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESUDEPERJ), tornando-se especialista em Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor.

Em Roraima, tornou-se mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e também atuou como professor universitário.

Tomou posse no cargo de procurador do Estado de Roraima no ano de 2009. Desde então, já́ ocupou posições de chefia em todos os núcleos da Procuradoria, bem como foi o primeiro procurador-geral adjunto eleito pelo critério de lista tríplice constitucional.

O desafio agora, na Casa Civil, é fortalecer a relação institucional com todos os poderes, sempre harmonizando ações políticas de governo aos parâmetros constitucionais de legalidade, eficiência, dentre outros.

SESAU

TITULAR – MARCELO LOPES

Marcelo de Lima Lopes tem 43 anos, é natural de São Paulo. É formado em Análise de Sistemas, especializado em Automação de Ambiente Crítico. Reside em Roraima há 20 anos. Empresário na área de Consultoria em Gestão Pública, atuou na implantação e arrendamento de sistemas de otimização nas áreas de pessoal, contabilidade, finanças, orçamento, materiais, almoxarifado, patrimônio, ação social, treinamento e capacitações. Prestou serviços para os 15 municípios e para secretarias, autarquias, empresas públicas e nove Câmaras Municipais, incluindo Boa Vista.

Atuou como secretário Municipal de Administração de Boa Vista; secretário Municipal de Planejamento de Boa Vista; como presidente do Pressen Boa Vista (regime previdenciário); secretário Municipal de Saúde de Boa Vista; superintendente Regional de Roraima da Funasa (Fundação Nacional de Saúde); diretor Interino Regional de Políticas de Saúde Indígena da Funasa; secretário Extraordinário de Relações Institucionais do Governo de Roraima; e superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

SEPLAN

TITULAR – DIEGO ALVES PRANDINO

Secretário-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima desde o início da gestão do governador Antonio Denarium, Diego Alves Prandino tem 37 anos, é natural de Petrópolis – RJ, e compõe, desde 2014, o quadro de servidores do Senador Federal como Consultor de Orçamentos.

É especialista em Contabilidade Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014) e em Finanças Públicas (Orçamento Público) pela Escola de Administração Fazendária – ESAF (2011). Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Brasília (2017), em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Cataria (2016) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

Dentre ações que destacaram sua carreira pelo Senado, Diego atuou como perito no âmbito da Comissão Especial de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Também no Senado Federal atuou como Consultor Legislativo/ Assessor em Orçamentos.
Adjunto – Fábio Rodrigues Martinez

Bacharel em Economia (2007), Fábio Martinez também é especialista em Controle da Gestão Pública pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Exerce as funções de economista concursado na Seplan desde julho de 2010, e atualmente lotado na CGES (Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais), cargo que ocupa desde outubro de 2019. Nesta mesma função, também é membro da equipe do convênio IBGE/SEPLAN/RR de Contas Regionais para o cálculo dos PIBs (Produto Interno Bruto) Estaduais e Municipais.

Martinez também foi vice-presidente do Corecon/RR (Conselho Regional de Contabilidade nos períodos de 2014, 2017, 2018 e 2019. Atual Presidente do CORECON/RR para o ano de 2020. Também foi eleito economista do ano de 2017 em Roraima.

SECRETARIA DO ÍNDIO

TITULAR – MARCELO DA SILVA PEREIRA

43 anos, nasceu no município de Viseu, no Pará. Formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, também tem formação técnica em Agropecuária. A trajetória profissional começou no Projeto Lumiar, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), criado para fornecer assistência técnica aos agricultores assentados.

Em seguida, trabalhou na Funai (Fundação Nacional do Índio) , onde assumiu a função de chefe de posto entre os municípios de Boa Vista, Pacaraima, Amajari e Alto Alegre. Em 2004 passou no concurso público do Governo do Estado e assumiu a função de técnico em agropecuária na Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atuando nos municípios do Sul do Estado com os agricultores familiares na elaboração de projetos para financiamento junto aos bancos. Nesta função, também coordenou a questão da política territorial da região.

Em 2009 assumiu na Secretaria do Índio a Divisão de Apoio à Produção, onde permaneceu até 2014. Em 2015 recebeu um convite para retornar à Seapa, desta vez para coordenar o Projeto de Mandiocultura em todo o Estado. Em 2017 foi convidado para assumir a Secretaria de Agricultura do município de Pacaraima, onde desenvolveu diversos projetos no setor produtivo, na questão ambiental e turismo.

ADJUNTO – RODRIGO MOTA DE MACEDO

44 anos, nasceu em Boa Vista, Roraima. Com bacharel em Ciências Econômicas, é empresário e foi prefeito no município de Amajari entre os anos de 2009 e 2012.

IPER

PRESIDENTE – ADRIANA PADILHA

Bacharela em direito, especialista em direito público e direito do consumidor, mestrando em direito pela Universidade Del Museo Social de Buenos Aires. Já atuou como assessora jurídica no TCE (Tribunal de Contas do Estado) entre os anos de 2009 e 2011, e exercia, até então, a função vice-presidente do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima).

VICE-PRESIDENTE – RAFAEL DAVID AIRES ALENCAR

Graduado em Administração e pós-graduado em Planejamento Empresarial e Finanças. Rafael David Aires Alencar possui experiência em rotinas administrativas e financeiras, equipe, recursos humanos e serviços terceirizados e relação institucional com autarquias e empresas multinacionais.

Desde 2018 atuava como Diretor de Investimento e Arrecadação do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) e deixa a função para assumir a vice-presidência do órgão. Entre os anos de 2003 e 2008 atuou como gerente de contas do Banco do Brasil e entre 2008 e 2009 como gerente administrativo. De 2009 a 2018 atuou como empreendedor franqueado da Oi, trabalhando na firmação de acordos comerciais e propostas de crédito, gerenciamento de contratos, identificação de necessidades dos clientes e elaboração de planos de ação, voltadas à expansão dos resultados.

 

Com informações de WESLEY OLIVEIRA