Argentina conquista a Copa América pela 16ª Vez com gol decisivo de Lautaro Martínez

Foto: Divulgação Olé / REUTER

A seleção argentina consagrou-se bicampeã da Copa América ao derrotar a Colômbia por 1 a 0 em Miami, nos Estados Unidos, na madrugada desta segunda-feira. O artilheiro da competição, Lautaro Martínez, foi o responsável pelo gol do título após substituir Julián Álvarez na prorrogação. Com este 16º título, a Argentina se torna a maior campeã da história do torneio. O início do jogo, programado para as 21h, sofreu um atraso de 1 hora e 22 minutos devido a confusões nos arredores do estádio. Torcedores conseguiram invadir o local, causando transtornos e forçando a Conmebol a adiar o início da partida por três vezes.

James Rodríguez foi eleito o melhor jogador da Copa América 2024, enquanto Emiliano Martínez, da Argentina, recebeu o troféu de melhor goleiro. Lautaro Martínez foi o artilheiro, com cinco gols. Os primeiros 45 minutos da final foram equilibrados, com a Argentina criando uma boa chance com Julián Álvarez logo no início. A Colômbia respondeu com boas oportunidades, especialmente através da dupla James Rodríguez e Santiago Arias. O empate sem gols refletiu bem o equilíbrio da primeira metade do jogo.

O segundo tempo seguiu o mesmo ritmo, com chances desperdiçadas por ambos os lados. A Argentina teve uma boa oportunidade com Di Maria, defendida por Camilo Vargas, enquanto a Colômbia quase marcou com Davinson Sánchez em uma bola parada. O cansaço afetou os dois times na prorrogação, mas o banco de reservas fez a diferença. Scaloni colocou Lautaro Martínez e Lo Celso em campo, e foi o meia que deu o passe para o artilheiro marcar o gol que garantiu o título para a Argentina.