Com o apoio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam) e do Governo do Amazonas, artesãs das etnias Tikuna, Baré e Hexkaryana participam, nesta quinta-feira (05/12), da Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. A exposição, que acontece no Expominas, vai até o dia 8 de dezembro.
O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, destaca que as artesãs representam um exemplo da riqueza cultural de suas tradições, além de contribuírem para o cenário cultural nacional.
“Essas artesãs são um exemplo do talento e da riqueza cultural do Amazonas. É uma honra vê-las compartilhando nosso legado em um evento dessa magnitude”, afirmou Makaxi.
Bernadete Costa Franco, Alda Pereira Reis, Raquel Wosayme e Elenir Soares Franco, expõem colares, brincos, pulseiras e cestos feitos à mão, levando suas histórias e cultura a outro estado.
“Essa oportunidade só foi possível graças à Fepiam e ao Governo do Amazonas, que nos apoiaram em cada etapa. É um orgulho enorme mostrar nossa arte e identidade para o Brasil”, declarou Bernadete Costa.
Para o diretor técnico da instituição, Joabe Leonam, essa participação reforça a importância da valorização dos povos indígenas e de suas expressões culturais.
“Nosso papel é abrir caminhos e oferecer suporte para que a arte indígena alcance novos espaços e públicos. Essa feira é uma vitrine do que há de mais autêntico no Amazonas”, destacou.
A Feira Nacional de Artesanato é mais do que um evento; é uma celebração da diversidade brasileira. Para as artesãs do Amazonas, representa um passo significativo na promoção e valorização de suas tradições, reafirmando o papel da arte como ponte entre culturas.