Artistas amazonenses levam magia de Parintins para o Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro

Nildo Costa

O Festival Folclórico de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é realizado em junho, mas os artistas que fazem a festa acontecer na llha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus), com muito talento e criatividade, também se destacam no Carnaval. Este ano, os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, no último final de semana, contaram com a presença de artistas do Caprichoso e do Garantido.

Carnaval de São Paulo

O Boi Garantido foi destaque no Carnaval de São Paulo. No sambódromo de Anhembi, a escola de samba Império de Casa Verde desfilou com o enredo ‘Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta’. Durante o desfile, um dos carros alegóricos, intitulado de ‘Fafá na Encantaria da Floresta Avermelhada’ fez menção ao conhecido boi vermelho e branco de Parintins, dando destaque a uma das músicas eternizadas na voz de Fafá e David Assayag: ‘Vermelho’, de 1996.

Além disso, a cantora Márcia Siqueira, levantadora de toadas do Garantido, ganhou a responsabilidade de abrir o desfile da escola de samba Mocidade Alegre, que veio com o tema Brasileia Desvairada – a busca de Mário de Andrade por um país”, onde contou a história da obra e vida do autor modernista do século XX. Para encerrar a participação bem-sucedida, a Mocidade Alegre foi a campeã do Carnaval de São Paulo 2024.

“É muita alegria. Além de ter participado com o samba-enredo, eles escolheram uma toada do Garantido, que eu gravei em 2017, chamada de ‘Prece Cabocla’. Ela foi a abertura da apresentação da escola e foi um momento lindo e emocionante para mim por estar naquele espaço representando o meu estado”, falou a cantora, Márcia Siqueira, conhecida também como a rosa vermelha do boi encarnado.

O Boi Caprichoso também deixou a sua marca no Carnaval paulistano. Em São Paulo, estiveram Arthur Brasil, Márcio Gonçalves, Nei Meireles, Nonoca Costa, Rel Tavares, Robertinho Galúcio, Dude, Mag e os demais colaboradores do boi-bumbá. E em Santos, Aldenilson Pimentel e sua equipe, composta pelos parintinenses Carlos Pimentel, Leandro Pimentel, Gederson Pinho e Josinei Lins também estiveram à frente das produções dos desfiles.

Carnaval do Rio de Janeiro

Nos bastidores, o Boi Caprichoso foi representado em peso no Carnaval do Rio de Janeiro. Por lá, atuaram os artistas Algles Ferreira, Kennedy Prata, Alex Salvador, Nildo Costa e suas respectivas equipes, todos parintinenses. Uma das mais belas alegorias da escola campeã do Carnaval do Rio deste ano, Viradouro, foi feita por Nildo e sua equipe.

“A felicidade maior é contribuir com a nossa arte parintinense e estou muito feliz pela Viradouro. Através da nossa mão, que é abençoada por Deus, estamos construindo um intercâmbio entre Parintins e Rio de Janeiro, que já acontece há décadas. Conseguimos mostrar para o mundo o que é a nossa arte”, comemorou o artista do Caprichoso, Nildo Costa.

Aos 26 anos, a bailarina Cleia Santos, integrante Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e do grupo de dança Gandhicats, que integra a equipe do Boi Garantido, foi parte da comissão de frente da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que levou o enredo “Hutukara”, exaltando o povo indígena Yanomami.