A comunidade escolar do bairro Pintolândia, em Boa Vista, está em festa com a revitalização e entrega da Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade foi entregue na tarde desta terça-feira, 27. A instituição estava funcionando em formato remoto há três anos, por conta da pandemia de Covid-19.
Devido à estrutura e mobiliários antigos, a escola precisou passar por uma manutenção intensiva para melhor acolhimento e ensino aos alunos.
Francisca Gomes é avó de Jó Emanuel de 12 anos, um aluno autista, muito atuante na escola. Ele não vê a hora de voltar para a escola e a avó mais ainda, porque agora tem um lugar adequado para levar o filho para aprender.
“Eu estou achando a escola muito linda. Conheço o lugar há muitos anos e acompanhei essa transformação feita pelo Governo. Agora tem mobília nova, central de ar, janela de vidro, um refeitório muito lindo. Estou muito feliz porque meu neto também vai ficar muito feliz em estudar aqui”, disse Francisca.
CARA NOVA
A escola foi criada em fevereiro de 2000 e a última manutenção na unidade de ensino ocorreu em 2015. Desta vez, a escola recebeu revitalização total incluindo a parte elétrica, hidráulica e pintura. O investimento é do Tesouro Estadual e na ordem de R$ 1.871.378,48.
Entre os mobiliários novos que a escola recebeu estão 250 carteiras escolares, 15 kits refeitório, 30 armários, 20 centrais de ar, 20 cadeiras para professor, além de freezer, geladeira, dois bebedouros, fogão, utensílios para copa e cozinha, 15 quadros brancos, uma smart TV e um projetor.
A Escola Vovó Mundica, como é conhecida pela comunidade escolar, atende a 578 estudantes no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e conta com 32 professores. As aulas iniciam em formato presencial, nesta quarta-feira, 28.
Investimentos da gestão na recuperação de prédios escolares
O Governo de Roraima vem investindo na reestruturação de prédios escolares. Até o momento, já foram reinauguradas 38 escolas em todo o Estado, entregues revitalizadas e mobiliadas.
Na Capital, das 17 escolas que passam por manutenção, dez já foram entregues para a comunidade escolar.
O investimento com a revitalização é de R$ 9 milhões do Tesouro Estadual, beneficiando mais de 6.800 estudantes com ambientes revitalizados, equipados e propícios para o desenvolvimento do processo educacional.