O Governo do Amazonas realizou, nesta segunda-feira (12/09), a cessão parcial de terminais flutuantes para atender às populações de Autazes e Maués, distantes respectivamente 113 e 276 quilômetros de Manaus.
Ao todo, estão sendo construídos 25 terminais para comunidades ribeirinhas, garantindo maior conforto e segurança para o transporte fluvial.
Seguindo determinação do governador Wilson Lima, o projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
Na manhã de hoje (12/09), o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, acompanhado dos prefeitos de Autazes, Andreson Cavalcante, e de Maués, Júnior Leite, assinaram o termo de cessão dos terminais e realizaram uma visita ao estaleiro Juruá, em Iranduba (a 27 quilômetros da capital), onde as estruturas estão em construção.
“Estamos com o prefeito de Autazes e com o prefeito de Maués fazendo o termo de cessão, que é um documento jurídico onde a gente passa dois terminais flutuantes, um para cada prefeitura, para que eles possam assumir e transportar para as comunidades já previamente definidas. É um terminal de passageiros e de carga com capacidade de 20 toneladas, com 168 m², iluminação, energia solar. Não vai precisar de rede elétrica, um terminal com luz de fundeio construído dentro das melhores técnicas”, afirmou o secretário.
A construção dos terminais tem um investimento de R$ 32,3 milhões e está gerando cerca de 838 empregos diretos e indiretos.
Ao todo, 25 terminais serão entregues neste mês de setembro de 2022.
Comunidades beneficiadas
Os terminais flutuantes são estruturas que dão suporte ao transporte fluvial, trazendo maior segurança e conforto no tráfego de cargas, mercadorias e pessoas da embarcação ao ponto de descarga.