Av. das Torres terá passagem subterrânea, veja o local da interdição

avenida das torres
Foto: Clovis Miranda / Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia a construção de uma passagem subterrânea para sanar gargalo no trânsito em trecho que interliga a avenida Governador José Lindoso (das Torres) à avenida Efigênio Salles.

“Este é um ano de grandes intervenções da prefeitura, com projetos importantes para a mobilidade urbana e o desenvolvimento da cidade. A determinação do prefeito David Almeida é de que façamos uma passagem subterrânea para solucionar o trânsito intenso nessa região”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), vai interditar um trecho da rua Barão do Rio Negro (pista secundária da avenida das Torres), no sentido Cidade Nova/Coroado, na zona Norte da cidade, para o início das obras de um complexo viário que vai dar acesso à avenida Barão do Rio Branco e avenida Governador José Lindoso.

Os desvios irão acontecer a partir das 8h, desta segunda-feira, 8/5, e terá a presença dos agentes de trânsito para monitorar a via e orientar os motoristas.

“Com a construção do complexo viário aqui nesse cruzamento, o trânsito vai melhorar muito. É um compromisso do prefeito David Almeida com a mobilidade Urbana. É uma obra grande que vai beneficiar os motoristas que circulam na zona Norte. São obras viárias que estão sendo construídas e a cada dia vão avançando em toda a cidade”, disse Paulo Henrique, diretor-presidente do IMMU.

Desvios 

O primeiro trecho a ser interditado pelo IMMU será a alça do lado direito do sentido bairro/Centro da rua Barão do Rio Negro no cruzamento com a avenida Barão do Rio Branco. A primeira etapa da obra terá a duração de 30 dias.

Os desvios serão para todos os veículos, o motorista que circula na rua Barão do Rio Branco (via secundária da avenida das Torres), e deseja acessar o sentido Centro pela avenida Barão do Rio Branco, deverá acessar a rua Barão de Suruí, depois pegar a esquerda na rua Visconde de Jequitinhonha e acessar a rua Barão do Rio Branco.

Divulgação IMMU

Os agentes do IMMU e fiscais de transportes vão montar barreiras com cones e material de interdição viária e ficarão em pontos estratégicos para orientar os motoristas.

“Estamos finalizando todos os processos internos para que possamos liberar para a licitação. Acredito que nos próximos 90 ou 100 dias daremos a ordem de serviço dessa grande e importante obra”, complementa o secretário.

A passagem subterrânea fará a ligação entre a avenida Efigênio Sales e a avenida Governador José Lindoso, no trecho ao lado de um supermercado, próximo à rotatória do Coroado.

A intervenção viária possibilitará maior fluidez ao trânsito e melhor qualidade de vida para os motoristas que trafegam na área, apontada como um dos pontos de maior retenção de veículos no horário de pico do trânsito.

Só em 2023, foram iniciadas a construção dos viadutos da rotatória do Produtor e da avenida das Torres, além do alargamento e construção de passarela na avenida Efigênio Salles.