Bairro Educandos tem obra emergencial de recuperação de drenagem

Foto: Márcio Melo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza nesta quarta-feira, 8/11, uma obra emergencial para recuperar a rede de drenagem rompida na rua São Vicente de Paula, no bairro Educandos, zona Sul. A tubulação, que é antiga, desgastou devido à pressão das ligações clandestinas interligadas à rede da prefeitura.

A medida de reparo emergencial atende uma determinação do prefeito David Almeida, para minimizar os problemas ocasionados por rompimentos das tubulações na cidade.

Os serviços de recuperação da rede de drenagem profunda tiveram início logo após o contato de um morador da área com a Seminf, comunicando o problema. A situação ocorreu porque um tubo desanelou, o que ocasionou o afundamento em um trecho da via. Após identificação do problema, foi feita a substituição de parte da tubulação por uma rede de tubos mais largos com de 0.40 de diâmetro, que irá garantir a melhor vazão das águas.

“Essa rede de drenagem era antiga e não suportou o volume de água, que tem sido bem mais intenso devido às ligações clandestinas em redes que são projetadas para receber apenas águas da chuva e, por conta das irregularidades, acabam recebendo todo tipo de dejeto. Infelizmente, esse tem sido um problema recorrente na cidade. Essas ligações clandestinas têm crescido e prejudicado muito as tubulações das redes da prefeitura”, explica o engenheiro da Seminf, Railton Monteiro.

A moradora Lúcia Silva, 49, afirma que foi tudo muito rápido. “Saí para levar meu filho à escola e estava tudo bem, quando voltei já dei de cara com o buraco na rua. No mesmo dia comunicamos ao distrito de obras que iniciou o serviço na hora. Parabéns a toda equipe pela atenção e dedicação ao nosso problema”, agradeceu.

A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior é agir de imediato em rompimentos de drenagens na cidade, atuando com tecnologias mais modernas, para solucionar em definitivo o problema das inundações na cidade.