A modernização da Iluminação Pública avança em Boa Vista com a substituição das luminárias antigas a vapor de sódio por tecnologia LED. O serviço da prefeitura já alcançou mais de 40 bairros e cinco áreas de expansão. Hoje, são 50.741 pontos de luzes que operam com maior eficiência, o que representa 87% da cidade. A medida proporciona mais do que impacto visual, gera também segurança à população.
“Conseguimos concluir todo planejamento dos bairros e as praças que faltavam. Também restabelecemos a iluminação na ponte dos Macuxi e implantamos a iluminação na ponte do Cauamé para garantir um trajeto seguro. Estamos em ritmo avançado e acreditamos que até o final do ano toda a capital estará com luzes mais duráveis, econômicas e eficientes”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Thiago Amorim.
Serviço no Bairro Cinturão Verde foi finalizado recentemente
Todos os 1056 postes do bairro tiveram as luminárias substituídas. Foram utilizadas lâmpadas com 50w e 100w de potência em trechos onde há maior movimento. Com o ambiente mais claro e seguro, o casal recém-chegado em Boa Vista, Nilson Nunes e Melanie Souza, desfruta dos benefícios proporcionados pela tecnologia das novas luminárias.
“Apesar de sermos bem caseiros, às vezes, aproveito para passear aqui por perto com as crianças e a gente se sente mais segura porque como é tudo bem claro sempre tem pessoas caminhando nas ruas”, disse Melanie.
Além da sensação de tranquilidade para passear com a família, espaços com mais claridade também se tornam atrativos para praticar esportes. Enquanto a esposa e as filhas passeiam pelo bairro, o militar Nilson cuida da saúde e atravessa alguns quilômetros praticando corrida. Ele relata que algumas ruas do Cinturão Verde precisavam dessa mudança, pois apesar de ter todas as lâmpadas funcionando, a visibilidade era ruim.
“Quando eu saia de casa pra correr na Praça Linear que fica próxima daqui eu tinha que passar por algumas ruas bem escuras. Mesmo com as lâmpadas todas acesas, aquela luz alaranjada não clareava bem e era visível a diferença da iluminação da praça que já era LED pra essas das ruas. Agora em qualquer lugar aqui no bairro a iluminação é a mesma, mudou totalmente”, relatou.
Há dois anos, a autônomo Kleiton Viana fornece churrasquinho à noite na avenida São Mateus. Ele relembra que as lâmpadas antigas queimavam muito, isso afastava os clientes. Sabendo que as luminárias LEDs são mais duradouras, ele acredita que esse problema acabou.
“Montamos esse espetinho há dois anos e precisamos acionar o 156 algumas vezes. Aqui tem essas árvores grandes e como a luz era fraca, quando queimava alguma, já ficava muito escuro. Agora ficou muito bom, uma diferença enorme. As pessoas passam ali pela esquina e já dá pra ver as mesas aqui na frente. A gente sabe que essas lâmpadas são mais modernas e queimam com menos facilidade, vai atrair mais pessoas”, ressaltou.
Novo sistema de iluminação deve alcançar 100% da capital até o final de 2023
Este ano, passaram a desfrutar dos benefícios dos LEDs também moradores do Said Salomão, Mecejana, Liberdade, Distrito Industrial, Laura Moreira, Murilo Teixeira, Jardim Caranã e São Vicente. Os serviços estão prestes a iniciar no Centenário e a execução da próxima etapa que contempla Centro, Canarinho, Estados, Aparecida, Paraviana e Caçari será garantida por emendas parlamentares que estão em processo de licitação. A previsão é que o novo sistema de iluminação alcance 100% da capital até o final de 2023.
Bairros e áreas de expansão 100% LED
Alvorada, Asa Branca, Bela Vista, Buritis, Calungá, Cambará, Caranã, Cauamé, Caimbé, Cidade Satélite, Cinturão Verde, Distrito Industrial, Dr. Airton Rocha, Dr. Sílvio Botelho, Dr. Silvio Leite, Equatorial, Jardim Caranã, Jardim Floresta, Jardim Primavera, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Liberdade, Marechal Rondon, Mecejana, Murilo Teixeira, Nova Canaã, Nova Cidade, Olímpico, Operário, Pedra Pintada, Pintolândia, Piscicultura, Pricumã, Professora Araceli Souto Maior, Raiar do Sol, Said Salomão, Santa Luzia, Santa Tereza, São Bento, São Pedro, São Vicente, Senador Hélio Campos, Tancredo Neves, 31 de Março e União, além das áreas de expansão Jardim das Copaíbas, Monte Cristo, Monte das Oliveiras, Nova Esperança e João de Barro já atuam com todas as luminárias LED.