Quem passar pelo Complexo Ayrton Senna, no cruzamento das avenidas Ene Garcez, com Brigadeiro Eduardo Gomes, poderá testar o chamado “Medidor de Velocidade para Pedestres”, que faz de Boa Vista a primeira capital da Região Norte a utilizar esse tipo de aparelho.
O equipamento dispõe de um sensor eletrônico que mede a velocidade da pessoa em km/h (quilômetros por hora) quando ela passa por um ponto indicado no chão, na cor amarela. As instruções para utilização correta estão em uma placa no próprio totem.
O servidor público Getúlio Melo, que costuma correr pela praça, aprovou a novidade.
“Eu gostei muito e acho que funciona como um estímulo para mais pessoas virem praticar atividades físicas. E também é interessante principalmente para aquelas pessoas que participam de competições”, disse.
O aparelho é alimentado totalmente por energia solar, com tecnologia semelhante à utilizada em radares de rodovias, não demandando manutenção. Além disso, são extremamente resistentes, feitos para aguentar intempéries climáticas como sol, chuva, dentre outras adversidades.
Inicialmente, serão implantados dois medidores, um no Ayrton Senna (já em pleno funcionamento) e outro na Vila Olímpica Roberto Marinho, que está em processo de instalação e deve entrar em pleno funcionamento nos próximos dias.