Boa Vista segue com baixo índice de crianças vacinadas

Foto: Elton Viana

Menos de 1% das crianças se imunizaram contra a Covid em Boa Vista em 10 dias, baixo índicese considerar o todo. Foram vacinadas 344 de um total de 45.222 da meta vacinal de crianças em Boa Vista. A vacinação infantil começou no dia 18 de janeiro. Roraima tem como objetivo vacinar 74.922.

Considerando que  0,76% das crianças de 5 a 11 anos de idade tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Boa Vista em dez dias de campanha. Foram 344 de um total de 45.222 crianças da meta vacinal definida na capital. Os dados são da prefeitura de Boa Vista, disponibilizados nessa quinta-feira (27) para o site G1 Roraima.

A vacinação de crianças iniciou em 18 de janeiro, para o público com comorbidade. Depois, na terça-feira (25), foi liberada a imunização para as demais crianças, seguindo um calendário definido pela prefeitura. A prefeitura afirma que a vacinação infantil contra a Covid não é obrigatória.

Situação de Hoje

Em Roraima, o índice do Vacinômetro, portal do governo que divulga informações sobre a vacinação, segue com os os números  não estão atualizados.

Para Roraima a meta é de 74.922 crianças vacinadas, entretanto ainda não foi informado a quantidade de crianças já tomaram a vacina.

A Secretaria de Saúde, Sesau, afirma que tem encontrado dificuldades para atualizar os dados, pois desde que houve o ataque hacker no sistema do Ministério da Saúde. Por isso, os números de vacinados disponíveis no site podem não representar a realidade de Roraima. acreditam que em breve isso deve se resolver. 

“Roraima assim como outros estados ainda enfrenta dificuldades para ter os dados reais devido à instabilidade que ainda continua nos sistemas do Ministério da Saúde, e dessa forma os municípios não tem conseguido incluir as fichas com as informações no sistema do Ministério”.

A Sesau informou também que tem orientado todas as coordenações municipais sobre a necessidade de mobilizar as pessoas sobre a importância da vacinação.

Roraima recebeu 20.100 doses de vacina contra a Covid para crianças nessa quarta-feira (27). Dessas, 11.500 foram da Pfizer, para serem aplicadas em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos, e outras 8.600 são doses da Coronavac, para de crianças e jovens, com idades entre 6 e 17 anos.

Ao todo, os estado registra 42 mortes de crianças e adolescentes com idades abaixo de 17 anos, em decorrência da Covid-19. De acordo com o boletim, a faixa etária mais atingida é a de crianças com menos de um ano: 21 óbitos. Seguido de pessoas com idades entre 10 a 17, com 10 mortes, e de 5 a 9 anos, com 7.

Internações
Atualmente, 55% por leitos clínicos disponíveis para Covid no Hospital da Criança Santo Antônio tem crianças ou recém-nascidos internados. A unidade é a única pública para internação do público infantil no estado.

São 49 leitos clínicos com 27 crianças internadas. Os dados são boletim epidemiológico dessa quarta-feira (26). Não há crianças internadas em UTI — o hospital disponibiliza cinco leitos nesta modalidade.

Covid-19 em Roraima
Roraima tem registrado um aumento significativo no número de casos conhecidos do vírus neste início do ano. Só nessa terça-feira (25) foram 952 novos casos e nessa quarta-feira (26) foram 907. Janeiro já registra um número maior do que o total registrado em novembro e dezembro de 2021.

Além disso, foram confirmadas mais cinco mortes causadas pela Covid-19 em Roraima, todas em Boa Vista. O total de vidas perdidas na pandemia chegou a 2.091. No total, Roraima já diagnosticou 139.783 casos de Covid.

Roraima registra a circulação de quatro variantes da doença. Além da Ômicron ,que foi confirmada em 20 pessoas nessa quinta-feira (27). O boletim da Sesau descreve que o número de confirmações são em 266 da Gamma e 35 da Delta, delas ambas consideradas variantes de preocupação. Existe um caso da variante  Mu, que requer atenção.