Início Destaque Bolsonaro destaca em live eficácia da Proxalutamida após resultados promissores no Amazonas...

Bolsonaro destaca em live eficácia da Proxalutamida após resultados promissores no Amazonas pelo Grupo Samel

Grupo Samel | Foto: Zukka Brasil
Foto: Zukka Brasil

O presidente Jair Bolsonaro convidou para a live desta quinta-feira, 8, o secretário nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Helio Angotti, que falou sobre a proxalutamida, medicamento usado em testes no Amazonas pelo Grupo Samel em tratamento de pacientes com Covid-19 e que poderá ser liberado em breve para o mercado nacional.

Esse medicamento que teria sido desenvolvido em Manaus por pesquisadores brasileiros e norte-americanos para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19.

“A vacina é uma coisa para prevenir. Depois de contrair o vírus, tem que buscar medicamento”, disse o presidente.

Segundo o secretário, a droga foi pesquisada em um dos momentos mais graves da crise da Covid-19 em Manaus e se mostrou promissora.

“Os resultados mostram que, em pacientes graves, ela reduziu a chance de mortalidade de 47,6% para 3,7%. Isso foi anunciado pelos pesquisadores lá. Isso representa uma queda de mortalidade de 92% e também reduziu o número de dias de internação, que caíram de 14 para cinco dias. Isso tudo se encaixa naquele esforço que é integral, o cuidado integral com quem tem Covid”, afirmou.

De acordo com ele as pesquisas feitas pela Samel já contam com o apoio da Fiocruz.

O sinal positivo foi dado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal de todas as quintas.

A mortalidade no Amazonas por covid-19 caiu em 92% em pacientes que tomaram a droga, 

A pesquisa, feita no pico da segunda onda doença no Estado em pesquisa comandada pelos hospitais Samel, revelou queda de 92% no número de mortes de pacientes que usaram o medicamente. Apresentou também redução no tempo de internação de 14 para 5 dias.

Sair da versão mobile