Brasil enfrenta onda de calor e Manaus tem bate recorde de temperatura

Previsão de temperatura máxima para o dia 22 de agosto de 2023, às 15h. — Foto: Reprodução/INMET

Durante os 21 primeiros dias do mês já foram observados picos de calor pelo Brasil. Em Cuiabá, no dia 10, os termômetros marcaram 40,4°C, estabelecendo o mais novo recorde de calor do ano no país, de acordo com medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. (Inmet). A média de temperatura para a região no mês é de 34,7°C.

Manaus registrou o dia mais quente do ano no domingo (20), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Inmet, a capital amazonense registrou 37,4ºC, o dia mais quente do ano. No recorde de temperatura anterior, os termômetros chegaram a 36,5ºC no mês de julho.

Uma onda de calor prevista para atuar ao menos até sábado (26) tem potencial para provocar recordes de temperatura em pleno inverno no Brasil. De acordo com a análise dos meteorologistas, o calor que o país vai enfrentar nesta 3ª semana de agosto é mais comum de ser registrado em setembro e outubro.

A partir desta terça-feira (22), de acordo com o Climatempo, os termômetros sobem devido uma grande massa de ar quente e seco que cobre grande parte do Brasil.

É verdade que o inverno de 2023 já foi marcado por altas temperaturas em algumas regiões, mas agora o destaque da previsão é que a elevação dos termômetros vai ocorrer simultaneamente em vários estados de diferentes regiões e com valores ainda mais altos.