Com oito mortes confirmadas, o Brasil se tornou o país com o maior número de vítimas fatais da varíola dos macacos, a Monkeypox. O Ministério da Saúde foi notificado ontem 25/10 sobre o oitavo óbito registrado no Brasil.
Em um levantamento foi que feito pelo Ministério da Saúde que contabilizou três mortes em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e duas em São Paulo.A vítima mais recente foi a óbito em Belo Horizonte no último sábado e era uma pessoa de 33 anos que possuía comorbidades. Uma vacina contra a doença está em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais.
OMS – Casos
No sábado 18/10, a OMS informou que deixaria de tratar de forma diferenciada os casos em países onde a doença é considerada endêmica, ou seja, com circulação o ano inteiro, e os demais países.
A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.
Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.
Informações Agência Brasil