Roraima – A Caer (Companhia de Águas e Esgoto de Roraima) investiu R$ 500 mil de recurso próprio na compra de materiais filtrantes para melhorar e ampliar a produção de água tratada no Estado. Conforme a diretora de Tecnologia e Gestão do Sistema de Água, Anabel Mota, há muitos anos não era feito investimento na compra desse tipo de material.
“São equipamentos que com o tempo perdem a eficiência e há mais de dez anos não recebiam manutenção, ou eram trocados. Diante de toda a situação em que nos encontramos hoje com a pandemia, a gestão tem buscado manter a qualidade de água, fazendo vários investimentos que, além de ampliar o fornecimento de água tratada, buscam melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas”, destacou Anabel.
Ao todo, 200 cloradores foram adquiridos e serão instalados nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), sendo 50 na capital e 150 nos municípios do interior. Para otimizar a filtração e transformar água bruta em potável, própria para consumo, também foram comprados outros materiais, como seixo rolado (utilizado para filtração de particulados de sujeiras, cor e turbidez da água) e carvão antracito, destinado à filtração de camadas duplas (areia e antracito), que diminui o efeito gradativo de colmatação (entupimento) do leito filtrante e proporciona melhores resultados na remoção de cor e turbidez, além de ajudar na remoção do sabor e odor da água.