Com o objetivo de aproximar o parlamento municipal da população, a segunda edição do projeto Câmara Cidadã montou, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, gabinetes rotativos, possibilitando que os parlamentares da 18ª Legislatura atendam e acolham as demandas da população da zona sul da capital nesta quarta e quinta-feira (31/05 e 1º/06).
Na estrutura de 800 metros quadrados, além das salas e stands de atendimento dos mais de 100 serviços disponibilizados nesta edição, quatro gabinetes foram preparados para receber moradores da região. Nos espaços, os vereadores podem, de forma rotativa, ouvir e dar encaminhamento às solicitações dos cidadãos.
“A ideia sempre foi estar mais perto da população de Manaus, se a CMM é a Casa do povo, porque não levar a Câmara para mais perto da população de Manaus? Esse é o propósito da Câmara Cidadã, deixar de lado aquela distância que existia outrora, da CMM e povo de Manaus”, destacou o vereador João Carlos (Republicanos), que realizou atendimentos nesta quarta-feira.
Pelos gabinetes da Câmara Cidadã passam pessoas que, por muitas vezes, não têm condições de ir até a CMM, e que possuem problemas de fácil resolução, que podem ser sanados pelos vereadores e por suas equipes.
“Eu fico muito feliz por poder atender a população nessa estrutura da Câmara Cidadã, sabemos que o trabalho do vereador não é só dentro do parlamento municipal, é um trabalho constante, que é de rua e hoje e amanhã estaremos mais uma vez fazendo isso. A Câmara Municipal está cada dia mais próxima do povo de Manaus, essa ação é um demonstrativo disso”, declarou o vereador William Alemão (Cidadania).
Desde as primeiras horas desta quarta-feira, a população da zona sul começou a procurar pelos diversos serviços oferecidos pela Câmara Cidadã, destacando que esta é uma oportunidade única oferecida pela CMM, de ter acesso a serviços de maneira mais facilitada.
“Eu quero parabenizar os vereadores de Manaus por essa ação, que está trazendo tantas oportunidades para a zona sul. Estou muito feliz, porque além de falar com os vereadores, hoje eu estou cortando o meu cabelo, é uma economia”, afirmou o aposentado Jonilson Sampaio.
Segundo dia – Os serviços seguem sendo ofertados nesta quinta-feira (1º/06). Para a segunda edição da Câmara Cidadã, novos parceiros abraçaram a ação e integraram a lista de serviços. É o caso da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Também participam pela primeira vez o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), Universidade Paulista (Unip), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Instituto PCD Juntos Somos Mais Fortes, Foto Nascimento e Eco-Cooperativa.
Além dos novos parceiros, seguem sendo ofertados, também na segunda edição, atendimentos pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), Ministério do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania.
Também há atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Uninorte, Águas de Manaus, Claro, Amazonas Energia e Conselho Tutelar.
A Câmara Cidadã conta, ainda, com atendimentos realizados pela Câmara Municipal, tais como cadastro e orientação por parte da Escola do Legislativo Léa Alencar Antony da CMM, se destacam ainda os serviços oferecidos pela Ouvidoria, Tribuna Popular e dos gabinetes rotativos com a presença de parlamentares da 18ª Legislatura.