Início Amazonas Saúde | AM Campanha orienta homens do Centro de Convivência do Idoso sobre câncer de...

Campanha orienta homens do Centro de Convivência do Idoso sobre câncer de próstata

Novembro Azul Ceci Aparecida Novembro Azul Ceci Aparecida Foto: Jimmy Christian/Seas

Um aulão de ritmos com a participação dos usuários dos Grupos de Convivência, Projeto Mais Vida e da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Amazonas (Funati), na manhã desta quinta-feira (17/11), abriu os trabalhos do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci-Aparecida), administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A ação fez parte da Campanha “Novembro Azul”, cujo tema deste ano é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”

A ação prosseguiu com orientações pela equipe técnica do Projeto de Fortalecimento da Rede de Proteção Social Básica na Cidade de Manaus da Seas, sobre a saúde do homem, incluindo a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O enfermeiro Pedro Oliveira abordou sobre o que é o câncer de próstata, a adoção de hábitos saudáveis e a identificação precoce de doenças e exames de rotina para os homens.

Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), foram realizados os serviços de embelezamento masculino de barbearia e massoterapia. Como parte da programação, o Ceci, em parceria com a Clínica Perfil Saúde, ofereceu aos usuários presentes, serviços de saúde como aferição da pressão arterial (APA), teste rápido de glicose e pesagem.

Atividades

Em processo de aposentadoria, Manuel Calderaro, 62 anos, há dois anos frequenta o Ceci duas vezes na semana, por conta da caminhada orientada que faz, por recomendação médica. Ao utilizar o serviço de aferição de pressão e massoterapia, o idoso destacou que esse tipo de serviço é importante para a comunidade, que muitas vezes não tem como procurar um profissional de saúde.

A supervisora técnica do Ceci, Edclea Barros, disse que esse tipo de ação envolvendo serviços de saúde e embelezamento, assim como orientações em geral, são bem procurados pelos usuários do centro, em sua maioria idosos acima de 60 anos.

Segundo o aposentado Carlos Alberto Reis, 68 anos, sua rotina mudou desde o ano passado, quando conseguiu uma vaga para participar das atividades do Ceci. “Além de palestras, participo da hidroginástica, faço sessões de massoterapia, me deixando aliviado das tensões do dia a dia”, frisou.

Conforme o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Sair da versão mobile