Cenário de chuvas e temporais para os próximos sete dias em Manaus

chuvas e temporais

O temporal que atingiu Manaus na última sexta-feira trouxe um volume de chuvas e temporais que ultrassou os 100 milímetros em três horas, índice superior ao previsto para todo o mês de setembro (cerca de 75 milímetros).

A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Especialistas (Inpe).

A previsão para os próximos sete dias é de mais chuvas para a capital amazonense, ainda segundo o Inpe. Até o próximo sábado, o volume de água pode chegar a 60 mm, em Manaus.

“Para os próximos dias, a previsão é de sol entre nuvens e pancada de chuva localizada principalmente a partir da tarde neste início da semana, mas com aumento da chance de temporais localizados de quarta-feira a sábado, com acumulados que podem chegar a 60 mm nos próximos sete dias”, disse o meteorologista do órgão, Fábio Rocha.

Ele ressaltou ainda que as previsões de tempo podem sofrer atualizações “por isso, recomendamos acompanhar pelo site a previsão de tempo bem como os avisos meteorológicos vigentes”, disse ele, que afirmou que as chuvas ocorridas na última sexta-feira foram mais que o esperado para o mês todo.

Conforme a última atualização da Defesa Civil de Manaus, 113 ocorrências foram registradas pela Central de Emergência do órgão devido a forte chuva, na capital.

Os dados dos Pluviômetros Automáticos instalados na cidade contabilizaram a média de 75 milímetros em três horas para a cidade sendo as zonas mais atingidas: a Leste e a Norte.

“As nossas equipes estão fazendo os levantamentos e a avaliação geral dos acontecimentos em vários pontos da cidade. Em cima das ocorrências, estamos com nosso pessoal em campo para que a gente possa fazer atendimento das famílias vulneráveis por essa chuva”, afirmou o secretário executivo o órgão, Cláudio Belém.

Ocorreram desabamentos de muro, desabamentos parciais e totais de casa, rompimento de bueiro e alagações, além de deslizamento de barranco. Para o atendimento socioeconômico das famílias atingidas pelo temporal, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania designou equipes para verificar a situação de vulnerabilidade das famílias afetadas.

Com informações do Portal A Critica