Na reta final da produção, cenário, figurino e ensaios, o musical Pedro e Paula, estreia neste domingo (08/12), no Teatro Amazonas. A atração complementa a programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A cada ano, o espetáculo natalino se dedica a uma temática diferenciada, neste, o musical embarca na mensagem de desanuviar, transportando o público para lugares mágicos, apenas com o poder da imaginação. O musical Pedro e Paula é uma celebração do poder da amizade, da imaginação e do espírito natalino.
Criado e dirigido por Tércio Silva, direção musical de Marcelo de Jesus e músicas de Tim Rescala, o espetáculo conta a história dos personagens de realidades distintas, entretanto, que encontram conexão, misturando fantasia e realidade.
Embarcando nesta história, o cenário e o figurino, são elementos essenciais. Missão executada e aprimorada por Giorgia Massetani que há quatro anos é quem assina a cenografia dos espetáculos natalinos do estado, e pela primeira vez, o figurino. Segundo ela, a ideia do cenário surgiu depois de conversas com Tércio Silva para entender a linguagem e mensagem do espetáculo.
“Tentei trazer elementos e palavras chaves pontuais como, magia, nuvem, céu, imaginação, tudo isso estará representado no figurino. Brinquei muito com as cores, e tentei resgatar a doçura e o lúdico da infância”, pontua Massetani.
O cenário do musical segue a mesma proposta, investindo em módulos e projeções.
“Eu busquei criar uma harmonia entre cenografia e figurino, o que vem sendo muito prazeroso, e considero como se fosse um quebra-cabeça entre as duas leituras, que devem interagir”, disse Giorgia, enaltecendo o trabalho em conjunto com a equipe da Central Técnica de Produção, da secretaria de Cultura.
Entre linhas e agulhas
No atelier, a equipe de costureiras se empenha para a melhor entrega. Há 18 anos, Cleine Souza participa deste momento, costurando os figurinos, para depois apreciá-los no palco.
“A gente se sente honrada de ver o nosso trabalho exposto lá no espetáculo. É muito emocionante”, disse.
Outra veterana no espetáculo de Natal é a coordenadora das camareiras, Eilen Queiroz. Há 20 anos no CTP, ela reconhece o trabalho de quem está por trás dos bastidores.
“Mais prazeroso que ver o nosso trabalho no palco, são os aplausos no final. Só nós sabemos o que acontece na coxia, o corre-corre e o público aplaudindo de pé, vem a lágrima nos olhos”, se emociona Raimunda.
Os primeiros agendamentos para “Pedro e Paula” serão nesta quarta-feira (4/12), pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). As vagas disponíveis serão para o período de 8 a 16 de dezembro.