Centro de Atendimento ao Turista, no Centro de Manaus

CAT - Eduardo Ribeiro. Foto: Lucas Silva

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), reinaugurou, nesta quarta-feira (23/10), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Edna Paula de Oliveira -“Dona Edna”. Localizado no Centro Histórico de Manaus. Localizado ao lado do Teatro Amazonas, o espaço passou por uma reforma completa para melhor atender os turistas, prestadores de serviços turísticos e à população.

Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a obra de revitalização do CAT representa o compromisso do Governo do Estado em assegurar aos turistas que em visita ao Amazonas possam ser bem atendidos e tenham acesso a informações oficiais e seguras.

“A partir de hoje, o turista passa até um novo local a ser recebido, a ter informação sobre os empreendimentos turísticos que são cadastrados no Cadastur (Cadastro Nacional de Turismo), sobre os prestadores de serviços, hotéis, os restaurantes, todo esse tipo de informação ele pode encontrar aqui no CAT”, destacou Ribeiro.

Em uma área de 260 metros quadrados, a nova estrutura oferece sala de atendimento aos turistas mais moderna, ampla e confortável. O espaço também possui sala da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para garantir segurança aos visitantes e prestadores de serviços turísticos. Além disso, o centro passa a contar com serviços de gastronomia e artesanato.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Cândido Jeremias, ressaltou que a reinauguração do CAT dá oportunidade ao empreendedorismo cultural. “O espaço está muito acolhedor, muito gostoso mesmo, e a gente vai ter a oportunidade de trazer muitos trabalhos e realizar muitas ações na área do turismo e na área da cultura”, destacou o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, disse que os policiais que vão atuar no CAT são qualificados em outros idiomas como inglês, francês, espanhol, japonês para atender os turistas. Ele adiantou que o efetivo também deve ser reforçado em breve.

“Então, o turista além de ter essa segurança reforçada nesse período agora, de final de ano, que nós estamos também lançando agora em novembro a operação final do ano, esse reforço de policiamento, nós temos esse policiamento específico voltado para atender os turistas.”

A reforma contou com obras na fachada, forro, pintura, construção do hall de entrada, rampa de acessibilidade, saguão de exposição e varanda de acesso. A obra contemplou ainda a restauração na parte da iluminação, banheiros, refrigeração entre outras melhorias.

Homenagem

O nome dado à unidade de atendimento é uma homenagem póstuma à servidora Edna Paula de Oliveira, a dona Edna, reconhecida por sua dedicação ao serviço público e pelo compromisso com o turismo amazonense.

Bastante emocionada, a família esteve presente na cerimônia de reinauguração do espaço. Ivo Brasil, filho da servidora, agradeceu a homenagem à mãe e destacou a história de dona Edna como referência do setor de turismo no estado.

“A emoção toma conta, realmente, de perceber como ela foi querida na empresa, quando ela se dedicou até o último instante da vida dela. E esse reconhecimento de hoje é uma prova disso, e não se trata de uma vaidade ou algo do tipo, mas perceber que essa homenagem é para o reconhecimento dela no Estado”, declarou.

Dona Edna, se aposentou em 2017, mas continuou a contribuir para o turismo até o seu falecimento, no ano de 2022. Sua trajetória é marcada por uma carreira dedicada ao setor turístico, sendo reconhecida por seu empenho e compromisso, deixando um legado de mudanças, profissionalismo e amor ao Amazonas.

Sobre o CAT

No centro de atendimento, o turista encontra informações sobre os principais atrativos da capital e do interior do Amazonas, roteiros culturais e turísticos. Também encontra folhetos e mapas da cidade, além de telefones úteis e outras dicas relevantes como meios de hospedagens, agências e guias de turismo regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

“O atendimento está sendo ótimo, fiquei feliz, estou feliz na verdade por ser o primeiro a concorrer aqui no curso de guia (de turismo) e poder dar entrada”, comentou Lúcio André de Almeida Reis, que aproveitou a inauguração do CAT para oficializar a documentação como guia de turismo.

O espaço da Eduardo Ribeiro irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 13h, contando sempre com equipe de turismo bilíngue.