Início Amazonas Economia | AM Cigás trata de perspectivas de parceria com comitiva da Prefeitura de Coari

Cigás trata de perspectivas de parceria com comitiva da Prefeitura de Coari

Reunião com Comitiva da Prefeitura de Coari. Crédito da foto: Divulgação Cigás

Tratar de perspectivas de parceria com o intuito de ampliar o consumo de gás natural, em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), foi o objetivo da reunião entre comitiva da Prefeitura do Município e o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), René Levy Aguiar. O encontro ocorreu na sede da concessionária.

Na ocasião, o diretor-presidente destacou o projeto da Companhia visando realizar o levantamento de mercado, em municípios do interior que tenham pontos de entrega no trajeto do gasoduto Urucu-Manaus (citygates), de maneira a servir de base para futuras ações estratégicas. Ele frisou, ainda, que Coari é um dos municípios que utiliza energia elétrica gerada por usina termelétrica a partir do gás natural.

O prefeito de Coari, Keitton Batista, falou do interesse do município em estabelecer um projeto em parceria com a Cigás, dentro do cenário de investimentos que a Companhia dispõe para os próximos anos, e mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião, a partir do que foi apresentado pelo representante da concessionária, colocando-se à disposição para novos desdobramentos.

Integraram ainda a comitiva, o secretário da Casa Civil de Coari, Marco Antônio Andrade Filho; o representante do município na capital, Emanoel Pinheiro; e o secretário municipal de Infraestrutura de Coari, André Melo.

Geração de energia

Interligada à rede de distribuição de gás natural (RDGN), em fevereiro de 2019, para o comissionamento e testes das unidades geradoras, a Usina Termelétrica de Coari tem potência instalada de 38.772 quilowatts (kW). A demanda média da cidade é de 12.000 kW.

Além do município, também possuem usinas abastecidas pelo gás natural canalizado as cidades de Anori, Anamã, Caapiranga, Codajás e a capital Manaus.

Investimentos da Cigás

Um total de R$ 282 milhões é o montante de investimento a ser aplicado pela Companhia de Gás do Amazonas, na expansão do sistema de distribuição de gás natural (GN) do estado, no período de 2023 a 2027, conforme Plano de Negócios (PN) da concessionária.

O plano foi aprovado, em dezembro do ano passado, pelo Conselho de Administração da Cigás. Com os investimentos, a projeção é praticamente ampliar a extensão da rede de distribuição de gás natural para 427 quilômetros – hoje, são 250 quilômetros de rede construída. Em consequência, o planejamento da Companhia prevê, no mesmo período, superar a expressiva marca de 28 mil usuários de gás natural.

Sair da versão mobile