Início Amazonas Com apoio do Governo do AM, pesquisa analisa uso de tecnologias na...

Com apoio do Governo do AM, pesquisa analisa uso de tecnologias na formação de professores da EJA

Foto: Ethel de Oliveira

Para propor melhorias na qualidade de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em Itacoatiara (distante a 176 quilômetros da capital), analisou a formação de professores e uso de tecnologias educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Com fomento do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), o estudo foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Sob a coordenação da pesquisadora Ethel Silva de Oliveira, o projeto realizado com 39 professores da rede municipal classificou as necessidades formativas em dois grupos: o primeiro o de professores que ainda tinham dificuldades básicas para manusear recursos tecnológicos digitais, pela falta de familiaridade; e o segundo dos que dominavam as ferramentas básicas, mas precisavam aprender a explorar as diferentes plataformas ou aplicativos educacionais específicos para aplicação em suas aulas.

Com base no levantamento, o grupo de pesquisa promoveu uma série de oficinas formativas, com objetivo de ampliar o conhecimento e apresentar novas ferramentas aos professores, que vão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da EJA, a partir da utilização de diversas plataformas de ensino como o Google Classroom, Visual Class e aplicativos educacionais como o Socrative.

A Cultura Maker e Robótica também estiveram na pauta das oficinas, com o uso de material de baixo custo, utilizando tecnologias não digitais para atender também a realidade das escolas, que nem sempre conseguem utilizar tecnologias digitais.

“Apesar dos desafios, foi identificado o engajamento dos professores na aprendizagem da utilização de plataformas, aplicativos e recursos digitais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou Ethel Silva.
Seminário

Com a finalidade de divulgar e discutir os resultados alcançados com a pesquisa, foi realizado o ‘I Seminário da EJA de Itacoatiara’, com a participação de várias instituições de ensino, como a UEA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), representantes da Coordenadoria das Escolas Estaduais e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Itacoatiara.

Durante o evento, os participantes elaboraram a ‘Carta aberta de educadores, pesquisadores e estudantes à sociedade brasileira’ com 23 proposições para melhoria da EJA. Esse documento foi entregue à Semed para ser discutido pelas demais esferas do poder público.

Apoio do Amazonas

O estudo intitulado “Tecnologias educacionais digitais emergentes na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Itacoatiara” recebeu apoio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), Edital n° 003/2020, da Fapeam.

“O apoio da Fapeam foi de fundamental importância para conseguirmos as condições básicas para a realização da pesquisa”, revelou Ethel Silva sobre a ampliação e modernização da infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que garantiu o desenvolvimento dos estudos e das oficinas formativas com os professores.

O Painter visa fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior.

Sair da versão mobile