Com o apoio da Fapeam, Manaus recebe o maior evento científico de área de pesquisa em educação do país 

FOTO Divulgação ANPEd

A 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) será realizada em Manaus com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Considerado o maior evento científico na área de pesquisa em educação do país, a reunião inicia-se no domingo (22/10) e segue 27 de outubro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Amparada via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2023, da Fapeam, a reunião promove a participação da comunidade científica na formulação, desenvolvimento e avaliação das políticas educacionais nacionais, além de divulgar e discutir a produção da área de CT&I, considerando a diversidade epistemológica, teórica e metodológica que marca o desenvolvimento do conhecimento contemporâneo.

Para a pesquisadora da Ufam, Nádia Maciel Falcão, doutora em educação e membro da coordenação local, a esperança é que essa edição proporcione debates densos e propositivos, pautados em resultados de pesquisa acadêmica de excelência na área da educação, ligados também aos movimentos sociais e saberes tradicionais.

 “A realização inédita deste evento na cidade de Manaus fomenta a experiência das instituições locais na coordenação de grandes eventos e favorece a participação de um número muito maior de pesquisadores e estudantes locais na apresentação de trabalhos e no acompanhamento dos debates”, conta Nádia.

A presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi, afirmou que a escolha do tema está relacionada ao momento atual do país e aos desafios no campo da educação.

“É o momento de pensar e propor mudanças para o campo educacional e a pesquisa tem um papel fundamental nesse processo. Certamente, a 41ª Reunião Nacional da ANPEd será um fórum privilegiado de debates sobre essas questões”, conclui Geovana.

Com o tema “Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país”, a atividade é direcionada a pesquisadores da área da educação, professores da educação básica, graduação e pós-graduação e estudantes da graduação e pós-graduação. A estimativa de participação é de 4 mil pessoas.

A Reunião Nacional na Amazônia comemora também os 45 anos da Associação, responsável pela defesa da pesquisa, da pós-graduação, do financiamento e da democracia no país.

O evento foi organizado através de uma parceria entre a Ufam e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Programação 

A programação conta com apresentação de trabalhos, oficinas, painéis temáticos, reuniões entidades-associações, colóquios, conferências, lançamentos de livros e debates com a presença de intelectuais, lideranças indígenas, pesquisadores de todas regiões do país e convidados internacionais. Para saber mais, acesse o link: https://tinyurl.com/yj2fjtbp

No primeiro dia, ocorrerá a Cerimônia e a Mesa de Abertura, de 18h às 21h, no Auditório Eulálio Chaves. Nos demais dias, de 23 a 27, as atividades serão das 9h às 20h30, em outros espaços da Ufam. O evento será realizado não só de forma presencial, mas também com transmissão de algumas seções pelo canal do Youtube da ANPEd, em https://www.youtube.com/@ANPEDNACIONALeducacao

Parev 

O Parev é uma iniciativa da Fapeam que visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, buscando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda de eventos  

Confira a Agenda de Eventos Científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam – via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) em: https://tinyurl.com/39rep784

Artigo anteriorPoliclínica Codajás encerra semana de atividades destinadas às mulheres cis e LGBTQIAP+ com útero
Próximo artigoGoverno do Amazonas garante recursos federais para controlar incêndios florestais e desmatamento até 2026