Teve início neste sábado, 24, a aplicação das provas para os candidatos que concorrem às vagas de delegado e auxiliar de perito no concurso da PCRR (Polícia Civil de Roraima).
Segundo o diretor Administrativo da PCRR e membro da Comissão do Concurso, delegado Jimmy Santana, o início das provas foi tranquilo, sem intercorrências. Apenas alguns candidatos chegaram atrasados e acabaram perdendo a oportunidade de fazer a prova.
Pela manhã foi aplicada a prova discursiva para quem concorre à vaga de delegado. Os portões foram fechados às 8h.
Uma candidata que veio do Amazonas para concorrer a uma das vagas de delegado não conseguiu realizar o certame, pois chegou atrasada e os portões já estavam fechados.
“Vim ontem à noite de Manaus, cheguei nesta manhã e, por conta do atraso, perdi a prova. Agora vou tentar a vaga de agente, na prova que acontece no domingo”, disse a candidata.
“De acordo com a banca organizadora do concurso, a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), foi registrado um índice de abstenção de aproximadamente 50% em relação ao número de candidatos inscritos no cargo de delegado. Ou seja, dos 2.772 inscritos, aproximadamente a metade não fez a prova”, disse Jimmy Santana.
No período da tarde, houve um incidente externo na rede elétrica que atende à Universidade Estácio, o que gerou um atraso no início da aplicação das provas para alguns candidatos, mas sem prejuízo aos inscritos, uma vez que foi garantido o tempo de prova para os candidatos.
Os locais de prova tiveram a segurança reforçada por policiais civis e a equipe do GRT (Grupo de Resposta Tática). Acompanharam o início das provas o delegado geral, Eduardo Wayner, e a delegada geral adjunta, Darlinda Moura.
“O horário de abertura dos portões e fechamento é um desafio aos candidatos, pois seguem o horário de Brasília. Quem não se atentou ou deixou para chegar em cima da hora e se atrasou não pôde entrar e ficou sem a chance de concorrer a uma das vagas do concurso”, enfatizou Eduardo Wayner.
As provas seguem à tarde, com 5.109 candidatos inscritos para concorrer às vagas do cargo de auxiliar de perito de polícia civil.
No domingo, 25, pela manhã, os candidatos ao cargo de delegado fazem a prova objetiva e, à tarde, serão aplicadas as provas para os 5.987 candidatos que concorrem ao cargo de agente de Polícia Civil.
“O certame segue dentro da normalidade e, conforme a banca, os cadernos de provas estarão disponíveis a partir das 10h de segunda-feira, 26, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br)”, concluiu o delegado geral.